Quadrinistas Uni-vos

Blog oficial do coletivo de trabalhadores dos quadrinhos, Quadrinistas Uni-vos.

Assista a nossa fala na audiência realizada no dia 09/05, da lei Paulo Gustavo, na casa de cultura do Butantã.

Temos marcado presença em todas as audiências e salientando a necessidade de fomento à nossa categoria.

Você, é quadrinista de São Paulo capital, e quer colar com a gente? Manda um salve!

Nós do coletivo Quadrinistas Uni-vos temos como principal objetivo a melhoria das condições materiais e de trabalho de toda a categoria.

No dia 23 de Maio foi aprovado o novo pacote de austeridade, chamado de “arcabouço fiscal”, uma medida LIBERAL que vai sufocar o investimento público em diferentes setores.

Nós do coletivo repudiamos mais essa medida de austeridade, que pouco se difere de maneira prática da chamada “PEC da Morte” aprovada pelo ex-presidente Temer, e que era chamada assim pelos mesmos “progressistas” do PT, PCdoB, PDT, e PSB, mas que ontem votaram em peso a favor dessa medida.

Se queremos melhorias tão necessárias para a nossa categoria, e para o conjunto da classe trabalhadora, e se queremos uma arte acessível e inclusiva, PRECISAMOS de investimento público para tal.

Por isso chamamos vocês, quadrinistas, comunicadores, editores, organizadores de eventos, e toda a classe trabalhadora, à mobilização pela revogação dessa NOVA PEC DA MORTE.

Só a classe trabalhadora mobilizada e nas ruas tem poder de fazer pressão contra os interesses da burguesia. QUADRINISTAS UNI-VOS!

Arte por Luma Rodrigues Arte por Luma Rodrigues.

Atenção trabalhadores dos quadrinhos do Rio de Janeiro. A Secretaria de Cultura do Estado está recebendo respostas em um formulário de consulta pública sobre a aplicação da verba da Lei Paulo Gustavo até o dia 20/04.

Precisamos mostrar a força e as demandas das trabalhadoras e trabalhadores dos quadrinhos no Rio de Janeiro, e lutar para que a linguagem dos quadrinhos seja contemplada em categoria específica nos editais de fomento voltados para o setor cultural.

Quadrinhos na Lei Paulo Gustavo

Para conquistar uma verba específica para os trabalhadores de quadrinhos nos editais da Lei Paulo Gustavo (entre outros objetivos), o coletivo Quadrinistas Uni-vos, do qual faço parte, está promovendo um levantamento dos trabalhadores de HQ do Estado de São Paulo através deste formulário.

Através desse mapeamento, o objetivo do coletivo Quadrinistas Uni-vos é demonstrar a grande quantidade de trabalhadores da área de quadrinhos, e assim pleitear junto as secretarias culturais (municipais e do estado) não só uma verba específica nos editais da Lei Paulo Gustavo em São Paulo, mas também por mais editais e políticas públicas de cultura voltadas as histórias em quadrinhos.

Quem pode responder ao formulário? Roteiristas, desenhistas, coloristas, arte-finalista, letristas, editores, professores, comunicadores, produtores culturais (de eventos), lojistas, enfim, todos que trabalham com quadrinhos no estado de São Paulo! É um formulário bem simples, com poucas perguntas, e que tomará apenas alguns poucos minutos para respondê-lo.