Nota pública – desdobramentos da nota política sobre Rutu Modan na Bienal de Quadrinhos de Curitiba

No dia 23 de julho lançamos, em nosso blogo e aqui no perfil do Instagram, em conjunto com a FEPAL e o comitê árabe-brasileiro de solidariedade do Paraná, manifestação dirigida à organização da Bienal de Quadrinhos de Curitiba questionando se a vinda de Rutu Modan seria mesmo a melhor ideia, por tratar-se de figura israelense com posições chanceladas pela por Israel, justamente no momento histórico em que vivemos o primeiro genocídio televisionado da história, na Palestina (Gaza), e frente ao qual não cabe apoio tácito pelo silêncio.

Esta manifestação política motivou uma série de ações e discussões que proporcionaram um processo com olhar mais cuidadoso para a questão por parte da organização do evento. Inicialmente, pouco tempo após a manifestação de 23 de julho, a organização se posicionou em nota nas redes sociais (26 de julho), colocando-se abertamente contra o genocídio do povo palestino. Em seguida, o coletivo Quadrinistas Uni-vos foi convidado a participar de uma mesa de diálogo com a organização da Bienal, a FEPAL e o comitê de solidariedade ao povo palestino, onde houve consenso para que o povo palestino ocupasse papel de protagonismo na Bienal e pudesse falar a todos presentes, seja sobre quadrinhos, seja sobre a situação de horror vivida na Palestina, num contraponto à mídia hegemônica brasileira, sócia do regime sionista na empreitada genocida em Gaza.

Essa postura da organização da Bienal, solícita e gentil, além de coerente, permitirá construir uma bienal em que a utopia de um mundo em que o futuro para todos – e, neste momento, especialmente para o povo palestino – seja possível, com paz e justiça, em lugar de um não-futuro de esquecimento e total aniquilação. Que desta Bienal de Curitiba emitamos força para a retomada da paz e da soberania do povo palestino sobre a sua Terra Santa.

Coletivo Quadrinistas, Uni-vos FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil Comitê Árabe brasileiro de Solidariedade – Paraná Comitê de Solidariedade à Palestina de Curitiba