Fure a bolha

Democracia real e razão

Posição oficial do Partido Comunista da China. Elaboração e explicação dos três estágios do socialismo

#China #PRC #socialismo #socialismocaracteristicaschinesas #comunismo #plano #longoprazo

De https://lemmygrad.ml/post/230846

Índice

  1. Pensamento de Mao Zedong e Socialismo com Características Chinesas
    1. Tendências políticas na China
    2. Terceira era do socialismo chinês
    3. Estágios do Socialismo
      1. Estágio 0: Período de Construção Socialista
      2. Estágio Primário do Socialismo
      3. Estágio Intermediário do Socialismo
      4. Estágio Avançado/Final do Socialismo antes do Comunismo
      5. Comunismo
    4. Referências

Tendências políticas na China

De acordo com Xi Jinping e o atual consenso do Partido,1 a China hoje tem quatro amplas tendências políticas:

  1. “Ultra-esquerda”, que defende a era Mao e o Pensamento de Mao Zedong, mas rejeita a era Deng Xiaoping e o arcabouço teórico do Socialismo com Características Chinesas. Esta posição deve ser “profundamente reexaminada”.
  2. “Esquerda”, que defende as eras de Mao e Deng, o Pensamento de Mao Zedong e o Socialismo com Características Chinesas. Esta posição deve ser “fortemente promovida”.
  3. “Direita”, que rejeita Mao e o Pensamento de Mao Zedong, mas defende Deng Xiaoping e o Socialismo com Características Chinesas. Esta posição também deve ser “profundamente reexaminada”.
  4. “Ultra-direita”, que rejeita ambas as eras Mao e Deng, assim como o Pensamento de Mao Zedong e o Socialismo com Características Chinesas. Esta posição deve ser “firmemente oposta”.

Mao e Deng cometeram erros esquerdistas e direitistas, respectivamente. No entanto, suas contribuições ao socialismo chinês são imensas e devem ser abraçadas. De acordo com essa realidade, merecem tolerância crítica as posições “ultra-esquerda” e “direita” descritas acima. Já a “ultra-direita, que visa restaurar o capitalismo, é inaceitável.

Esta posição foi posta em prática na educação comum e nas escolas e disciplina do Partido. Um exemplo disso é o testemunho de ex-membros liberais expulsos do Partido:2

Alguém sempre perde em qualquer turbulência política. Na ascensão de Xi, é a elite de segunda geração, como Cai e suas famílias que foram forçados ao silêncio, esconderijo ou exílio, deixando Xi sem contestação no topo da pirâmide do Partido Comunista da China.

São pessoas que foram para Harvard ou Yale, que falam excelente inglês, e eles não gostam de Xi”.

Ele diz a combinação do Partido como um compromisso ideológico e como um veículo para promoção profissional deixou esse grupo de líderes chineses potenciais afastados.

“Essas pessoas estão vendo seu propósito destruído”, diz ele. “Xi Jinping não gosta daquele grupo de membros, ele gosta de verdadeiros adeptos porque ele é um verdadeiro adepto.” (grifo do autor)

Essencialmente, Xi Jinping focou em eliminar a corrupção que antes era difundida,3 bem como completamente desmantelar as redes da CIA dentro do Partido e do Estado.4 Ele também se dedicou a limpar o Partido do liberalismo, caçadores de currículo, niilismo histórico em relação à história do Partido e idolatria do Ocidente;5 todas essas condições infelizes que se desenvolveram durante a era Deng, sofrendo metástase durante as administrações de Jiang Zemin (e seu clique de Xangai) e Hu Jintao.

Terceira era do socialismo chinês

No entanto, em 2017 no 19º Congresso do Partido Comunista da China, foi declarada uma terceira era no socialismo chinês6 de acordo com a posição “esquerda” apresentada acima. Os objetivos principais desta era são afirmar a autoridade do Partido na economia para realizar as tarefas tecnológicas, sociais, culturais e econômicas necessárias para elevar completamente a China de uma economia de renda média e dependente de manufatura de baixa complexidade orientada a exportação para uma economia de renda alta,7 inovadora,8 e autônoma9 no período 2021-2035. Em outras palavras, a China quer grande manufatura de alta qualidade, alta tecnologia e alta complexidade em vez de desindustrializar, financeirizar e terceirizar como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Com a China provavelmente alcançando os níveis de desenvolvimento humano e PIB per capita de alguns países do sul da Europa até 2035, e muito possivelmente alcançando nesses termos aos países do oeste e norte da Europa até 2049, a China terá concluído o Estágio Primário do Socialismo e ascenderá ao Estágio Intermediário até 2049:

Do Estágio Primário do socialismo ao Intermediário e depois ao Avançado, a China está seguindo um processo de desenvolvimento de constante evolução e constante fortalecimento. Atualmente, na “segunda metade” do estágio primário do socialismo, a China já desenvolveu importantes características econômicas que são normalmente encontradas em uma entidade econômica avançada; por exemplo, crescimento impulsionado pela inovação, pós-industrialização, manufatura verde e energia verde; ao mesmo enfrentando os desafios do envelhecimento da população e da baixa fertilidade. Além disso, alcançou a modernização do setor de serviços, e a informatização e digitalização. Essas características refletem uma situação em que os fatores de desenvolvimento estão se tornando cada vez mais dominantes, enquanto os fatores de subdesenvolvimento diminuem.10

e também:

Agora parece que alcançaremos nossa meta de concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos até 2021, ano em que o Partido Comunista da China comemora seu centenário. Até o 100º aniversário da estabelecimento da República Popular da China [2049], teremos alcançado nossa meta de transformar a China em um grande país socialista moderno que seja próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo.

Após 2050, a China entrará no estágio intermediário do desenvolvimento socialista. O tema do desenvolvimento mudará de “prosperidade comum” para “desenvolvimento comum”, com duas missões históricas principais: (1) transformar a China em um país socialista altamente desenvolvido e moderno (ou seja, a meta do terceiro centenário) até 2078, o centenário da reforma e abertura da China; e (2) realizar o grande rejuvenescimento da nação chinesa até o fim do século.

O terceiro objetivo centenário da China pode ser descrito como uma mudança de “alcançar o desenvolvimento comum” para “tornar-se altamente desenvolvido”. O objetivo principal é transformar a China em um grande país socialista moderno que seja próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo em todos os aspectos, para estabelecer uma base sólida com padrões mais elevados para permitir o grande rejuvenescimento da nação chinesa.11

Estágios do Socialismo

A melhor maneira de resumir os estágios de acordo com a linha teórica atual do Partido Comunista da China e a interpretação do professor Cheng Enfu:12

Elementos centrais do capitalismo, socialismo -- estágios primário,
intermediário e avançado -- e comunismo

Estágio 0: Período de Construção Socialista

  • Fundação da RPC (1949) até o fim da Grande Revolução Cultural Proletária e o período Boluan Fanzheng (1977)
  • Bloco das Quatro Classes, Nova Democracia
  • Ditadura Democrática Popular com Liderança Proletária
  • Construção das instituições básicas da RPC
  • Industrialização básica, urbanização e desenvolvimento de infraestrutura
  • Erradicação de privações graves, duplicação da expectativa de vida e outras conquistas

Oficialmente, esse período faz parte do estágio primário, mas geralmente é considerado como uma era separada.

Estágio Primário do Socialismo

  • Início da Reforma e Abertura (1978) até o 100º ano da fundação da RPC (2049)
    • Dividido em dois subestágios:
      • 1978-2020 Sociedade Moderadamente Próspera, erradicação da pobreza absoluta
      • 2021-2049 Prosperidade Moderna, erradicação da pobreza relativa e do subdesenvolvimento
  • Economia socialista de mercado
    • Propriedade pública (sob várias formas) primária; propriedade privada secundária.
    • Distribuição baseada no mercado de acordo com o trabalho primária; de acordo com o capital secundária
    • Economia de mercado dominada pelo Estado

Estágio Intermediário do Socialismo

  • Aniversário de 100 anos da RPC até o 'fim do século'.
    • Dividido em dois subestágios
      • 2050-2078 Altamente Desenvolvido, centenário da Reforma e Abertura
      • 2079-2100* Grande Rejuvenescimento da Nação Chinesa
  • Economia socialista de mercado 2.0 (ainda sem nome oficial)
    • Várias formas de propriedade social (estatal, cooperativa, sociedade anônima); nenhuma propriedade privada
    • Vários tipos de distribuição de mercadorias de acordo com o trabalho – semelhante à elaboração de Stalin13
    • Economia planejada dominada pelo Estado com ajustes secundários no mercado

Teóricos sugeriram pular o estágio 'intermediário' e, em vez disso, ter um 'estágio avançado' mais longo. Os desenvolvimentos teóricos só são fixados quando votados e aprovados em congressos e/ou adicionados à constituição do Partido.

Estágio Avançado/Final do Socialismo antes do Comunismo

  • 2100*–???
    • Não há especulação oficial sobre o ano exato, mas antes do final deste século
  • Economia Totalmente Socialista
    • Propriedade Pública Única por toda a sociedade
    • Distribuição baseada em produtos de acordo com o trabalho (superação/abolição da forma de commodity)
    • Economia Totalmente Planejada

Comunismo

  • Propriedade pública única por toda a sociedade
  • Distribuição baseada em produtos de acordo com a necessidade primária. Distribuição de acordo com o trabalho para novos produtos em menor oferta.
  • Economia totalmente planejada

Referências

Bagshaw, Eryk. 2021. ““Follow the Party forever’: What does it take to get into the Communist Party of China? The CCP is integral to life in China but getting in isn’t easy, and staying a member is a life’s work. What are the benefits? And who’s really in charge?” The Sydney Morning Herald. https://www.smh.com.au/world/asia/party-time-100-years-on-from-the-founding-of-the-ccp-who-runs-china-20210624-p5840p.html.
Dorfman, Zach. 2020. “China’s Secret War for U.S. Data Blew American Spies’ Cover: The discovery of U.S. spy networks in China fueled a decadelong global war over data between Beijing and Washington.” Foreign Policy Magazine. https://foreignpolicy.com/2020/12/21/china-stolen-us-data-exposed-cia-operatives-spy-networks.
Goldman, David P. 2021. “China’s Road to Socialist Modernization. Asia Times.” June 26, 2021. http://asiatimes.com/2021/06/china-is-first-out-of-the-gate-to-industry-4-0/.
Hu, Angang, Yilong Yan, Xiao Tang, and Shenglong Liu. 2021a. “China’s road to socialist modernization.” In 2050 China: Becoming a great modern socialist country, 1–19. Singapore: Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-9833-3_1.
———. 2021b. “Conclusion: The Mission of the Communist Party of China.” In 2050 China: Becoming a Great Modern Socialist Country, 89–90. Singapore: Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-9833-3_7.
International Manifesto Group. 2021. “State Capitalist or Market Socialist? The Social Character of the People’s Republic of China.” May 17, 2021. https://youtu.be/lr7fe-Cgcvo?t=2343.
Ip, Greg. 2021. “China Wants Manufacturing – Not the Internet –to Lead the Economy – WSJ. The Wall Street Journal.” August 4, 2021. https://archive.is/s7NUW.
Julia Hollingsworth, and Nectar Gan. 2021. “Xi Jinping only wants the most devoted Chinese Communist Party members. His tough membership rules could backfire.” CNN Worldwide. https://edition.cnn.com/2021/07/30/china/ccp-100-membership-xi-jinping-intl-hnk-dst/index.html.
Kressel, Henry. 2020. “Flexible high tech manufacturing is the future: Innovations in optics, robotics, chemistry and software to integrate the production process make onshore manufacturing economic.” https://asiatimes.com/2020/05/flexible-high-tech-manufacturing-is-the-future.
Liangyu, ed. 2017. “Socialism with Chinese Characteristics Enters New Era: Xi.” Xinhua. http://www.xinhuanet.com/english/2017-10/18/c_136688475.htm.
Stalin, Joseph. 1951. “Economic Problems of Socialism in the USSR. Marxists Internet Archive.” 1951. https://www.marxists.org/reference/archive/stalin/works/1951/economic-problems/index.htm.
SWCC Lectures, ed. 2021. “Mao Zedong Thought vs Socialism with Chinese Characteristics (Summary 107).” August 10, 2021. https://www.youtube.com/watch?v=LFDmtTIa6UI.
Wikipedia contributors. 2025. “Anti-Corruption Campaign under Xi Jinping –- Wikipedia, the Free Encyclopedia.” https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Anti-corruption_campaign_under_Xi_Jinping&oldid=1286022322.

Notas de Rodapé

1 (SWCC Lectures 2021)

2 (Bagshaw 2021)

3 (Wikipedia contributors 2025)

4 (Dorfman 2020)

5 (Julia Hollingsworth and Gan 2021)

6 (Liangyu 2017)

7 (Kressel 2020)

8 (Goldman 2021)

9 (Ip 2021)

10 (Hu et al. 2021a)

11 (Hu et al. 2021b)

12 (International Manifesto Group 2021)

13 (Stalin 1951)

#tecnologia #tecnootimismo #LLM #IA #internetdascoisas

LLM – Large Language Model ou Modelos de linguagem de grande escala – é o termo técnico para tecnologias como o Deep Seek.

Há uma ideia muito errada de que os LLM seriam juízes confiáveis e imparciais. Tem relato na rede social Lemmy de um infeliz cuja namorada vive jogando as brigas no casal no ChatGPT para dizer que o cara estava errado mesmo, o ChatGPT confirmou que o cara foi injusto.

Na minha área (TI), antigamente era bem mais comum as pessoas lerem manuais info, man pages, e livros sobre algoritmos, matemática, engenharia de software. Aí quando se popularizaram sítios como Stack Overflow, muitos desenvolvedores passaram a copiar trechos prontos desses sítios e jogar na base de código sem entender plenamente o que aquilo faz. Hoje piorou – o povo chupa de LLM códigos grandes sem entender nada de como funciona. Menos conhecimento ainda do código que a pessoa terceirizou, e maior chance de erros (LLM usando fontes de baixa qualidade) e alucinações (LLM inventado coisas fantasiosas).

Eu aqui uso muito sítios como Stack Overflow e Super User, mas não tenho medo de ler man pages, manuais info, outras documentações de referência e tutoriais. E quando uso sítios como Super User, tento conferir e entender o que aquilo faz. LLM uso raramente. E nunca usei LLM da Big Tech estadunidense. Quando uso LLM é Deep Seek. Inclusive vou instalar o Deep Seek na minha máquina, para ter privacidade.

Outra coisa: a sociedade já tinha um problema de “explosão de complexidade”. As tecnologias estão ficando complexas demais para serem entendidas. Agora com LLM esse problema deve piorar. LLM em muito pouco tempo cospe calhamaços de código que o “programador” não entende como funciona. É preocupante o efeito futuro disso.

A Internet das Coisas (outra moda preocupante) já era cheia de brechas de segurança, pois os fabricantes colocam muitos produtos “inteligentes” no mercado e não dão suporte de segurança. Por exemplo, os criminosos que invadem computadores para fazer botnet muitas vezes preferem invadir câmeras de segurança online, pois são menos seguras que laptops e servidores.

Agora combina as duas coisas! O mundo inteiro entupido de dispositivos online, cheios de sensores (câmeras, microfones etc.) e atuadores (servomotores, auto falantes etc.), com código porcamente cuspido por LLM que ninguém entende, sem suporte do fabricante, e sem especificação nem código fonte para a comunidade software livre ajudar. Receita de desastre.

#softwarelivre #emacs #textoplano

GNU Emacs é uma plataforma Lisp focada em texto plano para GNU/Linux e outros sistemas operacionais tipo Unix (como BSD e macOS) e Windows.

É muito usado para desenvolver (inclusive compilar e depurar) eficientemente em muitas linguagens; editar arquivos de configuração ou serialização; cliente de correio eletrônico; livros, dissertações, artigos científicos (em LaTeX, Org Mode, Markdown ou outras linguagens); sítios eletrônicos (websites); interação com shell (CLI) ou terminal (programas visuais de texto TUI); organização pessoal e planejamento de projetos; visualização e anotação em PDF (pdf-tools); manipulação de arquivos; feeds de notícias (Elfeed); calendário com feriados de muitos países; diário; clientes IRC e outras tecnologias de bate-papo; etc. Aprendendo Emacs, a pessoa desenvolve aptidão avançada em muitas tarefas; reutiliza conhecimento e configuração; economiza tempo; e automatiza tarefas. Das convenções de teclados do Emacs, as mais básicas se aplicam também a programas baseados em GNU Readline, propiciando ainda mais reuso de conhecimento.

Dois avisos: 1. Emacs foca em ética de software livre, utilidade e praticidade. Beleza, animações e penduricalhos ficam para segundo plano. Habilitando o tema modus-operandi (vem de fábrica no Emacs 28.1) ele fica mais bonito, mas ainda com uma aparência meio antiga e quadrada. 2. GNU Emacs faz de tudo e geralmente com muita qualidade, mas há exceções —alguns dos pacotes não são tão bons quanto um programa dedicado àquela tarefa. Para essas exceções é só usar algum outro programa livre.

GNU Emacs é estandarte do movimento software livre. A licença GNU GPL foi escrita para protegê-lo. É um dos programas mais antigos ainda em amplo uso (Stallman trabalha nele desde 1984) e continua avançando muito rapidamente. Com quatro décadas de desenvolvimento focado na utilidade e empoderamento do usuário, é uma ferramenta poderosíssima.

No LibrePlanet 2022, o filósofo hacker Protesilaos Stavrou apresentou Living in freedom with GNU Emacs. – https://framatube.org/w/6nij8VfSXJqVvudb69eLbohttps://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/living-in-freedom-with-gnu-emacs-slides/

Esse filósofo recentemente aprendeu a programar e logo se tornou grande contribuidor do GNU Emacs, recebendo o prêmio Outstanding New Free Software Contributor.

https://www.fsf.org/news/free-software-awards-winners-announced-securepairs-protesilaos-stavrou-paul-eggert

Emacs coloca o usuário no controle. Ele encoraja a pessoa a não apenas consumir mais um programa fechado e restrito, mas sim entender como o Emacs funciona e controlá-lo para fazer o que a pessoa quer. Emacs usa texto plano (ao invés de códigos difíceis) para tudo, e é quase todo programado em Emacs Lisp, uma linguagem poderosa e muito fácil. É amplamente documentado em múltiplos formatos — manuais info, docstrings, arquivos Org, livros, blogs, apresentações... Para saber o que faz um comando é só apertar duas ou três teclas do teclado (ou usar o mouse) para o Emacs abrir a documentação apropriada na seção exata, e com ligação para o código fonte no trecho exato.

Quem quiser experimentar Emacs, sugiro instalar a linha 30.x. Se sua distribuição GNU/Linux não tiver Emacs recente, então recomendo instalar via Distrobox, GNU Guix ou compilar na mão. No caso do Emacs, é rápido e relativamente fácil compilar na mão. Estou disponível para ajudar.

Quem quiser aprender Emacs, recomendo instalar e rodar o tutorial. Recomendo ainda o livro Mastering Emacs, disponível em PDF e EPUB sem DRM. Quem for fraco em inglês pode aprender pelo tutorial (que tem tradução para português) e pelas aulas do Blau Araújo no YouTube.

#ciência #aquecimentoglobal

https://daily.jstor.org/how-19th-century-scientists-predicted-global-warming/

Em 1856, a proeminente feminista e cientista amadora Eunice Newton Foote publicou os resultados de seus experimentos demonstrando que CO₂ e vapor de água capturam calor e previu que uma atmosfera de CO₂ levaria a um planeta mais quente.

Em 1896 o físico sueco Svante Arrhenius construiu o primeiro modelo climático e calculou corretamente que, se a concentração de CO₂ dobrasse, a temperatura mundial aumentaria entre 5 e 6ºC.

Ao longo de quase 170 anos desde Eunice, a ciência desenvolveu modelos teóricos matemáticos e computacionais e os comprovou com um oceano de evidências empíricas de diversas categorias. Anéis do tronco de árvores antigas revelam a intensidade dos invernos ao longo da vida da árvore. Bolhas de ar aprisionados em colunas de gelo revelam a composição histórica da atmosfera. E temos abundância de dados diretos de termômetros, estações meteorológicas e satélites.

Mas segundo os negacionistas, tudo isso seria um complô dos incontáveis cientistas e especialistas de inúmeras instituições públicas e privadas (com fins lucrativos ou não), seculares e confessionais (como as PUC), de inúmeros países com muitas línguas, religiões, culturas e sistemas políticos, todos conspirando há quase 170 anos para prejudicar o capitalismo.