Solidez da ciência do aquecimento global
https://daily.jstor.org/how-19th-century-scientists-predicted-global-warming/
Em 1856, a proeminente feminista e cientista amadora Eunice Newton Foote publicou os resultados de seus experimentos demonstrando que CO₂ e vapor de água capturam calor e previu que uma atmosfera de CO₂ levaria a um planeta mais quente.
Em 1896 o físico sueco Svante Arrhenius construiu o primeiro modelo climático e calculou corretamente que, se a concentração de CO₂ dobrasse, a temperatura mundial aumentaria entre 5 e 6ºC.
Ao longo de quase 170 anos desde Eunice, a ciência desenvolveu modelos teóricos matemáticos e computacionais e os comprovou com um oceano de evidências empíricas de diversas categorias. Anéis do tronco de árvores antigas revelam a intensidade dos invernos ao longo da vida da árvore. Bolhas de ar aprisionados em colunas de gelo revelam a composição histórica da atmosfera. E temos abundância de dados diretos de termômetros, estações meteorológicas e satélites.
Mas segundo os negacionistas, tudo isso seria um complô dos incontáveis cientistas e especialistas de inúmeras instituições públicas e privadas (com fins lucrativos ou não), seculares e confessionais (como as PUC), de inúmeros países com muitas línguas, religiões, culturas e sistemas políticos, todos conspirando há quase 170 anos para prejudicar o capitalismo.