gutocarvalho

blog de um pantaneiro na TI | @gutocarvalho@bolha.us

Fui convidado pelo @carlosenog@hachyderm.io querido amigo, para participar seu de canal “sessões de engenharia”, falamos sobre GitOps com uma galera maneira.

https://www.youtube.com/watch?si=bj7wdm1hYcGv0LFL&v=Ka25L_k-F9M&feature=youtu.be

Estiveram presentes @arthur_oliveira e Eduredo Ramos.

Assista e divulga aí :)

[s] Guto


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Agora você pode me seguir no Peertube

No Funkwhale

No Bookwrym

No Friendica

E as antigas

Mastodon

Pixelfed

Lemmy

:)


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Normalmente esse blog fala sobre tecnologia, mas hoje vamos falar de Karatê.

Venho através deste post manifestar minha solidariedade ao professor Hercules Leal que foi demitido de forma abrupta e pouco transparente do Centro Olímpico do Recanto das Emas no Distrito Federal.

Este Centro Olímpico é mantido pelo instituto IBRES.org.br presidido atualmente pelo senhor Eugenio Cesar Nogueira.

O IBRES administra o Centro Olímpico Recanto das Emas em parceria com Secretaria de Esporte e Lazer do DF, sob gestão do Deputado Federal Júlio Cesar Ribeiro, membro do partido Republicanos e atual secretário da pasta.

O Sensei Hércules é professor de Karatê, do estilo Shito-Ryu, da escola Hayashi com sede em Osaka no Japão. Esse é um dos estilos que tem dominado competições mundiais nos últimos 25 anos. A Brasileira melhor colocada no Ranking Mundial de Karatê é desse estilo, nossa Nicole Yonamine.

O Sensei Hércules há mais de dois anos treina cerca de 130 alunos que aprenderam o estilo e vem evoluindo dia a dia. Ele assumiu o projeto do Sensei Paulo Mota, mestre e representante do estilo Hayashi-Ha Shito-Ryu Kaino Brasil. O Sensei Paulo passou uma temporada em Brasília onde plantou as sementes do estilo em alguns Centros Olímpicos. Mais de 100 alunos, só no Recanto das Emas estão praticando o estilo.

Algumas pessoas que já praticavam outros estilos de Karatê, ao saber da chegada da Shito-Ryu em Brasília, se inscreveram no Centro Olímpico, alguns longe do COP, e mesmo assim, vão lá para aprender esses raros ensinamentos.

Dos 130, cerca de 10 – os mais graduados – já iriam pegar a faixa preta ainda neste ano, se tornando instrutores de Karatê Hayashi-Ha Shito-Ryu no DF, expandindo o alcance do esporte e do estilo em nosso distrito.

Por qual razão ele foi demitido?

Não informaram ao professor.

Não informaram aos alunos.

Não informaram ao Mestre Paulo Mota.

Os funcionários do RH do IBRES se limitaram a dizer que estavam cumprindo ordens e que não sabiam de nada (suspeito?!).

Qual será o prejuízo para os alunos?

Alunos que já estão quase se formando no estilo (indo para a preta) terão que migrar para o estilo shotokan e terão que se adequar – lentamente – para poder fazer o exame de preta no futuro.

Existe diferença no Karatê?

Apesar de serem estilos de Karatê, as diferenças seriam como o Português do Brasil e de Portugal, é o mesmo idioma, mas são dialetos diferentes.

Movimentos, técnicas, bases e outros detalhes são diferentes, portanto, um aluno Shito-ryu não pode fazer Exame para Shotokan (de faixa preta ou marrom) sem que antes passe por alguns anos de re-adaptação.

No COP eles estudam o estilo Shito-Ryu através da escola Hayashi, do fundador Teruo Hayashi, que foi discípulo de Kenwa Mabuni, criador do estilo Shito-Ryu. A escola Hayashi tem sede em Osaka no Japão.

O estilo Shito-Ryu tem todas as características do karatê moderno – sem esquecer de suas raízes – sendo referência nas competições de Kata, e se destaca por conservar as todos os princípios da arte originária.

O que está em jogo?

Mais de 3 anos de trabalho dos alunos estão em risco.

Mais de 130 alunos poderão ser prejudicados pela mudança.

Todo o tempo investido pelos alunos pode ter sido em vão.

Cerca de 10 alunos não vão se formar (faixa preta) esse ano e agora não sabem mais o que vai acontecer.

Temos dois campeonatos no mês de Setembro e não temos mais onde treinar o Karatê Shito-Ryu.

Muito dinheiro público investido poderá ir para o ralo (responsabilidade?)

Todo o tempo dos pais que investiram nos filhos, no professor, nos materiais, no estilo, poderá ir para o ralo e isso não for revertido?

Para esse que vos escreve, não parece que a comunidade vem em primeiro lugar para o Centro Olímpico do Recanto das Emas. Já a política, estamos vendo.

Os alunos foram consultados ou informados?

Nenhum dos 130 alunos foram consultados sobre a mudança de professor ou mesmo informados da saída deste, nem dos motivos, nem dos planos, nem da mudança de estilo, nem de nada para falar a verdade, um absurdo.

Todos ficaram todos sabendo pelo professor após a demissão do mesmo.

Há quem diga que faltou transparência do IBRES e que a administração deixa a desejar na comunicação, esse que vos escreve também pensa assim.

Quem é o Sensei Hércules?

O Sensei Hércules além de professor de Karatê é formado em Educação Física e possui 3 pós-graduações na área, cursando a quarta, além de ter realizado mais de 2000 horas em cursos de extensão e aprimoramento.

Nosso sensei é um profissional de alto nível, uma pessoa que acumula 18 anos de artes marciais em seu currículo, uma pessoa que estava dedicando seu tempo e o seu conhecimento ao projeto Centro Olímpico Recanto das Emas.

Ele ministrava aulas duas vezes por semana e fazia isso com muita dedicação e amor para dar oportunidades àqueles jovens.

Além disso, sensei Hércules também foi convidado pela FCK, Federação de Karatê do Distrito Federal, para ser o técnico responsável pelo estilo Shito-Ryu na Federação, e em poucos meses já mostrou resultado com sua equipe vencendo uma etapa do Brasileiro.

O sensei tem currículo, tem experiência e mostra toda sua competência através dos resultados recentes.

Esse professor trouxe resultados?

Uma das alunas do Centro Olímpico, Isadora, foi campeã Brasileira em 2023 na categoria sub-21 e também se classificou para a final Senior.

Gustavo, outro atleta foi classificado para a final do Brasileiro masculino sub-21 que vai acontecer no último bimestre de 2023.

Na última competição Distrital, todos os atletas inscritos, alunos do professor, subiram ao pódium.

Na semana passada em Goiás, Vinicius foi Campeão da copa Cerrado em sua categoria de Kumite, ao lado de Maria, Estefany, Kaori e outros, todos medalha de ouro em suas categorias.

Ele entregou esse ano:

  • 1 campeã brasileira regional (etapa Goiânia) que vai disputar com as outras campeãs regionais em São Paulo no final do ano.
  • 1 classificada para a final Brasileira Feminina Senior;
  • 1 classificado para a final masculina Sub21 do Brasileiro em São Paulo na mesma época.

Além disso, seus alunos estão sempre entre os 3 melhores nos campeonatos recentes, tanto na modalidade Kata quanto Kumite.

Houve algum problema interno com o professor?

Nenhum, o professor é tido como sério, profissional, pontual, presente, um exemplo dentro do Centro Olímpico.

Do coordenador ao time de limpeza, todos elogiam a postura do Sensei Hércules, uma pessoa sempre disponível para ajudar.

O que aconteceu então?

Ao final do contrato dos profissionais, estranhamente o IBRES não fez uma divulgação interna transparente, não informou ou avisou que os atuais funcionários deveriam se inscrever para tentar se manter no centro, eles ficaram aguardando orientações e não receberam nenhuma.

O IBRES apenas informou que eles postaram no INSTAGRAM que haviam vagas abertas (mas não falaram que eram as vagas que eles ocupavam), e agora falam que eles deveriam ter participado da seleção (só que eles não sabiam disso).

Houve uma divulgação externa em mídias sociais e diario oficial (de forma discreta), mas não houve comunicação interna com o atual quadro, pelo menos não o suficiente pois a maioria dos funcionários alega que não tinha informações sobre como iriam disputar a vaga, e todos informaram que aguardavam a coordenação se posicionar e orientá-los, o que também não aconteceu.

A coordenação por sua vez dizia a eles que não sabiam de nada e que isso era com a Secretaria de Esportes e a presidência do IBRES.

Eis que na última quarta-feira (30/Agosto/23) um grande grupo de funcionários foi desligado, entre eles 5 professores, ao que tudo indica, todos ficaram sabendo que já existiam pessoas em treinamento para substituí-los, sem que eles tenham sido comunicados ou orientados no devido processo para também disputarem as vagas que já ocupavam.

Aparentemente, esses novos funcionários participaram de uma seleção discreta, onde foram rapidamente aprovados, contratados e treinados. Aparentemente vão iniciar na próxima segunda-feira, enquanto os outros trabalhavam normalmente sem saber que já estavam na lista de corte, foram todos pegos de surpresa.

Por qual razão pais e alunos consideram o processo suspeito?

  1. O comportamento do RH dizendo que só cumpriam ordens, dizendo que não havia informações das razões do desligamento
  2. A falta de orientação para os funcionários contratados sobre como deveriam proceder para tentarem manter suas vagas
  3. A (suposta) pressão da Secretaria de Esportes para que esses nomes entrem no Centro Olímpico do Recanto das Emas (apadrinhados?)
  4. Na boca do povo só se fala da suposta ligação das pessoas com o Secretário Júlio Cesar Ribeiro, o qual supostamente pode estar cedendo a pressões políticas para não renovar – com bons profissionais – e colocar indicados de aliados políticos no lugar.

Por qual razão pais e alunos consideram a mudança um prejuízo?

  1. A secretaria de esportes (supostamente) não deveria ter ingerência e definir quem trabalha ou deixa de trabalhar no IBRES.
  2. O secretário de esportes (supostamente) não devia tirar um professor que acaba de fazer uma campeã brasileira para colocar um suposto indicado político. Isso ao olhos do povo caracteriza abuso de poder, e alguns pais e alunos até enxergam uma possível corrupção passiva do secretário e prevaricação de funcionários de carreira da Secretaria de Esportes do DF que estão acompanhando a dança das cadeiras sem denunciar tais irregularidades.
  3. A troca de estilo não faz o menor sentido segundo os alunos, poderiam até trocar o professor se houvesse algum problema (o qual nunca houve), mas manter o estilo é de suma importância para permitir a evolução dos atletas. Não há lógica na mudança do estilo.

O que os pais e alunos estão fazendo?

Pais e alunos estão se mobilizando, um grupo está entrando em contato com Ouvidores do GDF, da Secretaria de Esporte e da Camara Distrital.

Uma denúncia foi feita ao Administrador do Recanto das Emas.

Um outro grupo está ingressando com denúncia coletiva no Ministério Público.

E outro está denunciando na Imprensa, os veículos Correio Braziliense, Record, Globo, SBT e Metróples já receberam a denúncia e a carta aberta dos pais e alunos.

Já que os alunos não foram ouvidos, agora estão utilizando os recursos para que isso aconteça.

Qual a causa de tamanha indignação por parte dos pais e alunos

Depois de todo o trabalho do Sensei Paulo Mota e Hercules leal, um novo professor vai chegar para colher os frutos de todo esse trabalho, pegando atletas já graduados, já refinados, campeões e assumir o trabalho sem que haja um motivo relevante para essa substituição. E o pior de tudo ainda é mudar o estilo.

A comunidade quer que o professor fique, mas parece que o favores políticos são mais fortes até mesmo que o desejo da comunidade, que por sua vez é o objetivo da existência do Centro Olímpico.

E eu com isso?

Eu sou aluno do Sensei Hércules, treino com ele 3 vezes por semana na Asa Norte Karatê e Musculação, ele é meu guia no retorno as Artes Marcais, eu fiquei 25 anos parado e ele me ajudou e reencontrar o prazer em praticar artes marciais.

Ele tem um talento nato para Artes Marciais, é muito dedicado, inteligente, seus conhecimentos em educação física, advindos do bacharelado e três pós-graduações o tornam um especialista em biomecânica e treinamento de atletas de alto rendimento.

É realmente difícil encontrar um profissional desse nível, que poderia estar só dando Personal no Plano, indo até o Centro Olímpico do Recanto dar treinamento para crianças de um projeto de formação de artes marciais.

Sensei, sei de sua luta, do alto custo para se deslocar para lá, e quando falo de custo, além de combustível falo do seu tempo. Você é de fato uma pessoa única e rara, um exemplo para aquelas crianças e um grande exemplo para todos nós pais e alunos.

Todo o meu apoio ao Senhor Sensei Hércules.

Todo o meu repúdio ao jogo político onde uma canetada acaba com um projeto tão importante.

Sensei conta comigo, vamos pra cima, ninguém está acima das leis.

O Centro Olímpico existe para servir sua comunidade, é um bem público, um serviço público, e sua comunidade está se manifestando e pedindo para seu professor ficar. Isso por si só deveria bastar, e se não basta, vamos a luta!

Osu! [s]


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

O @carlosenog@hachyderm.io me convidou para participar de uma live no canal dele no youtube.

O papo foi sobre CICD o universo e tudo mais.

;)


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Este post é atualizado regularmente, volte para conferir as novidades.

Os sites estrangeiros que eu gosto e uso para me manter informado sobre tecnologia:

Sobre Hardware

Gadgets

Android

Apple

Sobre empresas de tech, startups e investimentos

Sobre Security

Sobre Cloud Native

Sobre DevOps

Sobre Cultura Digital

Sobre humor geek

Blogs

Menções honrosas

Mas Guto, e no br, tb tem? Tem!

Games e Tech

Mandem suas sugestões nos comentários! ;)


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Não é sempre que encontramos pessoas especiais em nossa vida. Na minha trajetória eu tive muita sorte e encontrei algumas muito especiais.

Neste post eu vou compartilhar o contato de alguns profissionais que me ajudaram e seguem me ajudando muito :)

São pessoas muito queridas para mim, se entrar em contato por favor trate-os com muito, mas muito carinho e respeito tá?

English Teacher

A Roberta é a minha professora de inglês queridíssima, temos aulas semanais que me ajudam a manter o inglês em dia para o trabalho e vida.

Ela planeja as aulas do jeito que eu preciso para crescer, eu gosto muito do método.

@teacherodeschamps@instagram.com

Aulas remotas, aproveita que a agenda dela é cheia!

Personal Trainer

Hércules é formado em Educação Física, tem três pós-graduações na área, além de cursos dos mais diversos tipos, ele é fera demais. Além disso, também é meu professor de Karatê e meu técnico de Karatê na seleção de Karatê do DF.

A gente treina três vezes por semana, duas horas em cada encontro, na primeira hora fazemos musculação e na segunda hora treinamos Karatê, é um treino fantástico com um profissional altamente qualificado.

Vale comentar que em Junho de 2023 uma de suas alunas conquistou o Brasileiro de Karatê em Goiânia/GO, a disputa foi na categoria Sub-21.

É um exímio profissional e um técnico que forma vencedoras – de verdade :)

@lealtraining@instagram.com

Vai lá e monta seu treino com ele, faz uma consultoria remota, a evolução é outra.

Nutritionist

Estéfany é a profissional que tem me ajudado a recuperar diversos sistemas do meu corpo, especialmente fígado e pancreas. Hoje já me encontro em outro patamar no que toca minha saúde, agora, estamos focando na alimentação para treinar karatê e musculação com mais disposição e eficiêcia.

Ela me salvou e me salva todo o dia!

@fanyacecilio@instagram.com

Monta sua reeducação alimentar com ela, vai lá, tudo remoto, recomendo!

Psychologists

Terapia comportamental

Mariana tem me ajudado a superar muita coisa dificil que passei em 2023, em especial com saúde física. Eu a conheci ela na Posse do Presidente Lula, trocamos contatos e fiz uma sessão com ela para conhecer o método comportamental, gostei e seguimos firmes semanalmente.

@mariana.helou@instagram.com

Atendimento 100% remoto, aproveita e reserva logo pq a agenda é cheia!

Terapia Gestalt

Stefania e sua equipe me ajudam com meu TDM desde 2018, só assim pude encontrar o equilíbrio e o foco que eu precisava no meu dia-a-dia como profissional, pai, filho e pessoa.

Meus filhos também fazem terapia em sua clínica, hoje estão experimentando arte-terapia. Nesta mesma clínica eu também acompanho meu TDHA/TAG/TDM com neuro-psicólogas de sua equipe.

Além de uma equipe muito qualificada o atendimento é ótimo.

@espacomultidimensional@instagram.com

Elas fazem remoto, fazem presencial, atendem em casa, tudo para te ajudar a viver com mais qualidade.

Recomenda mesmo?

Pode confiar, elas(es) me acompanham há anos, to vivo e funcional só por causa dessas pessoas :P

#GutoRecomenda #PodeConfiar


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

O foco maior nesse texto é para voos para os Estados Unidos, mas vale para qualquer lugar.

Sobre Hotel

  • Revisão da reserva e do seu nome
  • Instalar APP do Hotel
    • Colocar reserva no APP
    • Imprimir a reserva e guardar na pastinha caso precise na Imigração

Sobre Voo

  • Revisão da reserva e do seu nome no ticket
  • Marcação dos assentos
  • Instalar APP da CIA Area
    • Colocar reserva na APP
  • Imprimir a reserva e guardar na pastinha caso precise na Imigração

Sobre o check-in do voo

  • Fotografe suas malas na esteira de pesagem
  • Fotografe o ticket colado na mala
  • Fotografe o comprovante do despacho da bagagem
  • Coloque cadeado nas malas
  • Prefira malas rígidas e seguras contra violação

Não tenha pressa, pense com cuidado, verifique o voo, horários, chegue 2 horas antes de voos nacionais, 3 a 4 horas antes de voos internacionais.

Ao pousar no destino final ou conexões

  • Na aeronave verifique se está com:
    • Smartphone
    • Tablet/Notebook
    • Fones
    • Carregadores/Adaptadores/Baterias
    • Fonte do Notebook
    • Travesseiro/Coberta/Mascara
    • Passaporte/Documentos
    • Carteira/Cartões
    • Seus remédios
  • Ao sair da aeronave verifique o mais importante:
    • Carteira
    • Passaporte
    • Smartphone
    • Remédios

Não tenha pressa, pense com cuidado, verifique, dependendo da conexão você não consegue voltar para o portão ou aeronave.

Evento ou Conferência?

  • Imprimir seu ticket de pagamento da inscriação
  • Imprimir sua inscrição (mesmo se for virtual)
  • Coloque tudo na pastinha da viagem

Sobre seguro de viagem

  • Instalar APP da CIA de seguro
    • Colocar reserva na APP
  • Imprimir a apólice e guardar na pastinha caso precise

Informar seu contato de emergência (mãe, irmã, avó, amiga) sobre o número do seguro e contatos da seguradora.

Eu geralmente uso AssistCard para essas viagens, recomendo.

Sobre Documentos

Passaporte

  • Confirme a validade do passaporte
  • Confirme a validade do visto
  • Separe seus passportes para não esquecer

Outros documentos

  • Se for dirigir leve a carteira de motorista
  • Levar outro documento com foto

Sobre vacinas

Comprovante de vacinas da COVID

  • Instale o APP do SUS
  • Tire um screenshot da tela das vacinas caso não tenha internet.
  • Imprima o comprovante das vacinas e coloque na pastinha da viagem.
    • Fique ligado que no APP do SUS tem diferentes modelos do certificado internacional, são eles:
      • Modelos Estados Unidos, Espanha e União Européia
  • Se possível faça o teste de COVID 72h antes de viajar e fotografe o resultado.

Outras vacinas

  • Verifique outras vacinas que o país exige e tome tudo.
  • Cuidado que tem vacinas que precisa tomar 15 ou 30 dias antes do voo.

Sobre Recursos financeiros

  • Comprar dólares
    • Manter algum em espécie para despesas emergenciais e gorgetas
    • 150 U$ acho suficente
    • Trocar alguns dolares em nota de 5 para gorgetas
    • 50 U$ acho suficiente
  • Colocar o resto da grana no cartão de crédito pré-pago/pós-pago (tanto faz)
  • Tenha 1 cartao de crédito principal e 1 cartão reserva
    • Quase tudo é cartão no aeroporto, fique ligada, cash no aeroporto é cilada.

Caso tenha algum problema, saiba dá para mandar dinheiro do BR para os Estados Unidos via MoneyGram, funciona, já usei e tem lojinha em tudo que é canto.

Adaptadores

  • Comprar adaptadores para tomadas do país para seus gadgets brazucas

Gadgets

  • Carregador de celular + adaptador
  • Notebook + adaptador do carregador
  • Bateria externa celular
    • Recomendo da Anker 26.500 mHa
  • Recomendo uma extensão na mala com adaptador brazuca
  • Recomendo cabo USB de 3-5 metros para carregar seu celular (tower outlets nos aeroportos)
  • Mini-lanterna
    • Sugestões
    • Maglite XL50
    • Invictus Blitiz Pro 550

Opcionais

  • Recomendo levar cabo de rede 10m (wifi zoado as vezes)
  • Recomendo levar cabo HDMI (conectar computador na tv do hotel)

Conforto na viagem

Coisas para levar na bagagem de mão

  • Lenços para limpar óculos (se for seu caso)
  • Casaco leve
  • Mascara para dormir no voo
  • Protetores auriculares (sons)
  • Fone de ouvido topzera carregado e fio para quando acabar a bateria
  • Travesseiro de pescoço para viagem
  • Lenços umidecidos
  • Assento de vaso descartável
  • Cueca/Calcinha extra (em caso de derrapadas :P)
  • Camiseta Limpa (molhos de tomate, ou suor)
  • Bonézinho/Chápeu leve
  • Óculos Escuros
  • Kindle para leitura
  • Garrafa d'água que não vaza
    • Uso a garrafa térmica SWITCHBACK da Stanley (473ml), é perfeita para isso.
  • Copo pessoal que não vaza
    • Uso o mug térmico NEVERLEAK da STANLEY (250ml) para essa finalidade, serve para agua e café.

Opcionais

  • Shemag, eu uso como suporte de pescoço e travesseiro

Música na viagem

Nem todos os lugares tem boa internet para ouvir via streaming.

Faça uma boa seleção de músicas offline para viajar.

Alguns APPs bons para isso são:

  • Amazon Music
  • Apple Music
  • Spotify
  • Google Play

Quais tipos devo levar:

  • Musicas para acordar
  • Músicas para domir
  • Músicas para estudar
  • Música clássica (para concentrar)
  • Musicas para relaxar (barulho de chuva, som do mar, natureza)
  • Seleção de músicas animadas para levantar o humor
  • Seleção de suas bandas preferidas

Remédios

Pequeno kit primeiros socorros

  • Protetor solar
  • Creme hidratante
  • Algo para estomago
  • Algo para gases
  • Algo para dor de cabeça
  • Algo para enxoo
  • Algo para caganeira
  • Algo Anti alergico
  • Algo Anti séptico
  • Colirio lubricante para olhos
  • Band Aids
  • Seus remédios de uso contínuo

Dicas Guto

Dicas gerais

  • Passaporte sempre contigo no corpo durate a viagem.
  • Carteira com cabo para não cair no avião ou aeroporto (aconteceu comigo no méxico)

Caso perca algo

  • Na mochila colocar algum documento reserva
  • Na mala colocar algum documento reserva

Sobre documentos e contatos de emergência

  • Documentos todos digitalizados no celular, incluindo passaporte.
  • Informar parentes de primeiro grau sobre cidade/voos/hotel com número de tudo.

Sobre internet no celular

  • Comprar SIMCard pré-pago para ter internet no celular (opcional)
    • Evitar rede wifi free (security).
    • Geralmenter pego SIMCARD se vou ficar rodando na cidade para ter internet

Sobre a imigração

  • Especialmente nos estados unidos, a imigração é muito séria, não fale alto, grite ou brinque na fila, se concentre nesse momento.
  • Esteja com seus documentos a postos e toda a documentação impressa
  • Esteja com a explicação da viagem em dia, se for dormir na casa de alguém, tenha em mãos os contados de quem for visitar, nome, endereço e telefone.
  • Se for ficar em hotel, tenha em mãos a reserva do Hotel, ingresso do evento que vai participar, se esse for o caso
  • Esteja com a passagem de volta impressa e preparado para responder quantos dias vai ficar e qual a razão da viagem.
  • Fale pouco, responda o que o agente perguntar, se perguntar, tire chápeu, máscara, óculos escuros, seja gentil e fale de forma firme.
  • Se estiver com crianças explique a eles que precisam ficar tranquilos e quietinhos quando os pais estiverem falando com a imigração
  • Em alguns aeroportos eles pedem para desligar o celular, fique atento a isso, se for ligar, pergunte a um agente se está tudo bem fazer isso.

Lembre-se, eles podem te deportar simplesmente por não gostar de você, vá numa boa e se concentre nesse momento, dê o seu melhor.

Parece exagero mas eu já vi gente se dando mal em todas essas situações e alguns tiveram que voltar.

Sobre alimentação

  • Iniciar processo de alimentação defensiva três dias antes da viagem
  • Evitar açúcares, gorduras, lactose e alimentos que possam de causar intoxicação alimentar nos próximos dias.

O que devo comer antes da viagem?

  • Vai no arroz/feijao/ovo/frango/salada bem de boinhas nesses dias
  • Muita água no dia anterior do voo

O que devo comer durante o voo e conexoes?

  • No voo e nos aeroportos evitar alimentos inflamatórios ou que possam irritar seu sistema digestivo, afinal usar o banheiro da aeronave ou mesmo do aeroporto não é lá muito confortável.

Quais os principais alimentos inflamatórios?

  • Alimentos com muito açúcar
  • Alimentos com lactose ou leite in natura
  • Alimentos com gordura saturada e/ou trans
  • Alcool em excesso
  • Alimentos ultra-processados (salames, salsicha, linguica, embutidos)

Alimentos não recomendados durante o voo e conexões

  • Feijões
  • Vegetais crucíferos como Couve, Couve-Flor, Couve de Bruxelas
  • Repolho por motivos óbvios
  • Refrigerantes (tem muito açucar e cafeina)

O que é legal consumir durante o voo e conexões

  • Castanhas/Nozes
  • Frutas
  • Água Mineral
  • Sucos naturais
  • Saladas Leves
  • Sanduiches Leves
  • Grelhados de carne branca como peixes e frango

Reforçando o mais importante

Na ida

  • Pastinha com documentos para Imigração
    • Reserva do Hotel
    • Reserva dos voos de volta
    • Inscrição do evento (se for o caso)
    • Cartinha de convite da empresa (se for o caso)
    • Endereço da casa que vai ficar (se for o caso)
    • Nome da pessoa responsável pela casa que vai ficar (se for o caso)
    • Telefone da casa que vai ficar (se for o caso)
  • Coloque cartão na carteira com dados caso estravie
  • Coloque cartão na mochila com dados caso estravie
  • Coloque cartão na bolsa com dados caso estravie

Eu imprimo uns A4, plastifico e coloco na mala/mochila e faço uma versão menor para bolsa/carteira.

Na volta

  • Instalar APP da Receita no celular para informacoes de declaracao de bens, faça isso 1 dia antes da viagem, faça tranquila e com calma, se for seu caso

Voo Internacional

Eu gosto de chegar no aeroporto 3 ou 4 horas antes do voo internacional para nao correr riscos desnecessários.

Coisas que podem acontecer na ida pro aeroporto:

  • Furar pneu
  • Defeito mecânico
  • Engarrafamento
  • Aciente de carro e pista fechada
  • Blitz

Coisas que podem acontecer no aeroporto:

  • Fila do Raio-X...
  • Fila do Check-in...
  • Fila no estacionamento...
  • Filas e mais filas...

Acredite perder voo internacional é um transtorno e tanto, já passei por isso 1 vez e nunca mais quero passar.

O que pode levar na bagagem ?


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

  • 2022
    • Maio
      • Mastodon Bolha.us Criado
    • Novembro
      • Migramos o Mastodon Bolha.us para OVH
      • Criado o relay.instancias-br.online
    • Dezembro
      • PixelFed bolha.photos lançado
      • Lemmy bolha.social lançado
      • Matrix bolha.chat lançado
        • Novos canais criados
        • Antigos canais matrix.org reorganizados
      • Mobilizon bolha.events lançado
      • Novas contas de apoio criados no bolha.us
      • Ativamos Object Storage no Mastodon (Wasabi)
      • Ativamos Object Storage para Backup (Blackwaze)
      • Mastodon.help traduzido pela comunidade bolha
      • Novo about e novo código de conduta lançado
  • 2023
    • Janeiro
      • Subimos novos sites
        • bolha.io
        • bolha.chat
      • Instância de Bots hal.bolha.us criada
        • 62 bots criados
    • Abril
      • Mobilizon desligado por falta de maturidade
      • Subimos o WriteFreely
        • Removemos o hub.bolha.us
      • Subimos o status.bolha.us
      • Novas contas de apoio
        • @backup
        • @status
      • Subimos o Bolha.tools
        • Hedgedoc no notes.bolha.tools
        • Jitsi no video.bolha.tools
        • Lingva no translator.bolha.tools
    • Maio
      • Subimos o LibreTranslate.bolha.tools
      • Integramos o LibreTranslate ao Mastodon
      • Subimos o hydrogen.bolha.chat
      • Subimos o cinny.bolha.chat
    • Junho
      • Integramos Jitsi e Matrix do Bolha.chat
      • Bolha.io sob nova direção
        • Conselho Criado para gestão da Bolha.io
        • Nova gestão começou a ser estruturada
      • Criamos o projeto GCN.SH para estudos do fediverso
        • Criamos a instancia mastodon gcn.sh para estudos
        • Criamos a instancia writefreely blog.gc.sh para publicar documentação
      • Início de testes do Bookwyrm na GCN
      • Início de testes do Audon na GCN
      • Iniciado projeto de Centralização de Código de Conduta + Regras da Bolha.io
      • Iniciado projeto de monitoração da Bolha.io usando o Zabbix
      • Desativamos o lemmy bolha.social (beta)
  • Julho
    • Nosso jitsi mudou para bolha.video
    • Desativamos o mastodon gcn.sh
    • Desativamos o hal.bolha.us, instância de bots
    • Subimos o passbolt para nossos times internos
    • Subimos o dokuwiki para nossos times internos
    • Subimos o zabbix para monitoramento da bolha
    • Subimos o bolha.forum com o lemmy 0.18.1
    • Mastodon foi atualizado para versão 4.1.4
  • Agosto
    • Migramos o DNS da CloudFlare para OnPrem
    • Relay mudou para relay.bolha.us
    • Subimos novamente o dev.bolha.us
    • Mastodon gcn.sh desativado
    • Sites Atualizados
      • bolha.io
      • gcn.sh
    • Atualizamos
      • Subimos o poet.bolha.us
      • Mastodon bolha.us atualizado para 4.1.6
      • Mastodon dev.bolha.us atualizado para 4.2.0-beta2
      • Pixelfed atualizado para 0.11.9
      • Kuma atualizado para 0.23.1
      • technitium/dns-serve foi para 11.4.1
      • Hedgedoc foi 1.9.9.
      • AodeRelay v0.3.99.
      • Bookwyrm atualizado para 0.6.3
      • Lemmy atualizado para 0.18.4
      • Matrix/synapse foi para 1.90.0
      • Matrix/element foi para 1.11.39

Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Tudo começou com uma simples instância mastodon rodando em uma VM no hypervisor de casa em Brasília/DF. Assim nasceu a bolha.us.

Essa VM pertencia a um cluster ProxMox que rodava – e ainda roda – em cima de 3 computadores Intel NUC.

A Bolha.us era um laboratório para conhecer o Fediverso, não havia pretensão em ser uma grande instância, por meses eu fui o único usuário.

O TLD .us foi escolhido pois era baratinho, curto, e também pois US dava o significado de “Nós”, um coletivo.

Quais eram as minhas intenções?

Eu só queria aprender mais sobre o Mastodon e ActivityPub, esse era o meu único desejo na época.

Como o projeto cresceu tão rápido?

Devido ao takeover no twitter (feito pelo novo dono) eu divulguei por lá que criei a instância, informei que sairia do twitter, com isso a galera começou a aparecer e encheu a casa.

Quando saiu da sua casa?

Quando batemos 1000 usuários em novembro de 2022, alugamos o primeiro servidor físico na OVH e começamos a estruturar melhor essa ideia de comunidade no Fediverso.

Você teve ajuda?

Sim, recebemos muita ajuda da Ursal e de sua fundadora. Fomos estruturando a Bolha como uma instância do Fediverso-BR de acordo com as orientações que a gente recebia. Fomos entendendo a cultura e começando a colaborar.

Alguém mais ajudou?

Além da Ursal.zone, a instância masto.donte.com.br foi uma grande referência pra gente. Além deles, a Bantu e outras também serviram para nos inspirar na construção de uma instância bacana para nossa turma.

BolhaTech a Precursora da Bolha.io

Antes da Bolha.io, existia a BolhaTech, uma iniciativa que foi criada quando o Telegram foi fechado no Brasil em Abril de 22 por decisão do STF.

Como nossas comunidades de TI usavam o Telegram, a ideia era unir Telegram, Discord e Matrix através de Bridges para oferecer acesso as comunidades de TI do Telegram em outras redes. A ideia deu muito certo e funcionou até pouco tempo.

O nome Bolhatech foi sugerido pelo Rafaeal Gomes ( @gomex@bolha.us ), co-founder da BolhaTech, e o segundo usuário da instância bolha.us. Ele segue hoje como um importante membro do coletivo Bolha.io, admin, moderador, colaborador, conselheiro, no tempo que pode e que divide com outros projetos como founder da mentoria IAC, representante do DevOpsDays.org LATAM, escrevendo livros dentre outras coisas.

Hoje a BolhaTech não existe mais tal como era, e os motivos são vários. Eu fui me afastando cada vez mais do Telegram, e mesmo a bolha crescendo no Discord, o modelo do Discord não me convencia, eu não conseguia enxergar de que aquele era o lugar certo para nossa comunidade.

Posso dizer que eu não me sentia bem investindo em outra ferramenta privada tal como o Telegram, sentia medo da dependência, da falta de privacidade e controle de nossos dados.

A iniciativa BolhaTech foi de certa forma absorvida e substituída pela Bolha.io.

Em junho de 2023 desconectamos todas as Bridges do Telegram, Discord e Matrix e aproveitamos para apagar o servidor Discord da BolhaTech.

Hoje estamos dando 100% de nosso tempo, foco e atenção à expansão do Fediverso, uso de ferramentas federadas, desde que estas sejam open-source.

1. Nossa Jornada no Fediverso

Quando alugamos o servidor físico, movemos nossa instância do Mastodon para lá, ainda assim, sobrou espaço e recursos para testar outras coisas. Esse foi o momento que o Bolhaverso começou a se expandir.

1.1 Mastodon

Tudo começou com o Mastodon, que rodava em minha casa, e ficou até até batermos 1000 usuários cadastrados.

  • bolha.us

Escolhemos o mastodon como plataforma de microblog pois achamos o projeto mais adequado naquele momento.

Na época o Fediverso estava crescendo em volta dele, era uma ferramenta forte, em evidência, havia muita gente investindo tempo no código, e muitos voluntários bancando o desenvolvimento através de doações.

Por essas e outras razões, resolvemos instalar e testar o microblog do primo dos Elefantes.

Durante o crescimento da bolha.us diversas pessoas foram convidadas para ajudar a manter o conteúdo da Bolha.us em um nível moderado e respeitoso.

Na época criamos dois times, o primeiro batizado de Guardians, com foco em cuidar do conteúdo e garantir que regras e o código de conduta fossem seguidos. O outro time batizado de Pilots, foi estruturado para manter as ferramentas no ar, funcionando e com boa performance.

Tivemos muitos parceiros importantes nos ajudando e alguns seguem até hoje atuando na moderação.

Em especial eu agradeço a duas pessoas:

  • @carlosenog@hachyderm.io que era o Guardian mais rápido do bolhaverso, resolvia todos os pedidos de moderação em segundos :)

  • @robertomurta@bolha.us que era o Pilot mais ativo, que inclusive construiu e codou toda a solução de backup da Bolha.us. Hoje ele é parte do conselho e co-owner da instância bolha.chat.

E estendo o agradecimento a todo mundo que se envolveu de alguma forma e ajudou a bolha a crescer.

1.2. Pixelfed

Depois do mastodon, instalamos o PixelFed para criar uma alternativa às redes de fotos privadas.

O projeto é bem bacana, tem cliente oficial para IOS e Android, funciona bem e está amadurecendo rápido.

Dá para seguir as contas do Mastodon (só o feed de imagens) e de sua conta do Mastodon dá para seguir as contas do PixelFed.

Confesso que apanhei para subir a instância, mas deu certo. Em pouco tempo vamos liberar a documentação no blog da GCN.

Nossa instância estava em fase beta até semana passada, agora é oficialmente uma ferramenta estável, em produção.

1.3. Lemmy

Continuando os estudos no Fediverso, decidi instalar o Lemmy, uma ferramenta de agregação de links similar ao Reddit e HackerNews.

O projeto ainda está em fase bem inicial, tem poucas features, sua configuração é um pouco confusa – ainda não conseguir fazer o SMTP funcionar – mas é estável e entrega o que se propõe.

Você consegue seguir os fóruns do Mastodon e comentar nos posts, é interessante e um pouco confuso às vezes.

Abaixo link para seguir a comunidade Fediverso a partir do Mastodon.

Nossa instância estava em fase beta até semana passada, agora é oficialmente uma ferramenta estável, em produção.

1.4 Mobilizon

Eu instalei esse projeto mas não consegui fazê-lo funcionar a contento. Me pareceu um pouco imaturo e portanto removemos a instância depois de algumas semanas no ar.

De qualquer formam, vale a menção.

1.5 Writefreely

Recentemente subimos o WriteFreely, uma plataforma federada para blogs.

O Writefreely é o upstream do projeto https://write.as.

A ferramenta tem foco em produção de texto puro, suporta Markdown e também um pouco de HTML e CSS. Funciona legal, migrei meu blogs para ele.

Nossa instância estava em fase beta até semana passada, agora é oficialmente uma ferramenta estável, em produção.

2. Relay de conteúdo

Com o objetivo de fortalecer o Fediverso Brazuca criamos um relay que permite a troca de conteúdo entre instâncias brasileiras conectadas a ele.

Mais uma iniciativa da Bolha para ajudar a expandir o Fediverso-br.

3. O site Bolha.io

Depois de subir tantas ferramentas ficou um pouco complicado achar tudo e entender o projeto, era necessário um ponto de referência forte e fácil de acessar.

Decidi então criar o site https://bolha.io para ser o holding do projeto. Através dele nossa comunidade consegue entrar em todas as ferramentas e ver informações importantes acerca do uso e funcionamento do coletivo.

Na mesma época, criamos o https://hub.bolha.us, um blog para falar de novidades do Fediverso.

4. Chat Federado bolha.chat

Subimos também o Matrix para ter um sistema de chat funcional para a comunidade da bolha, expandindo o alcance e as possibilidades de comunicação de nosso coletivo.

Nosso site

Nosso servidor matrix (synapse)

  • bolha.chat

Nosso cliente web principal

Recentemente disponibilizamos mais dois clientes web de Matrix.

4. Ferramentas de Apoio

4.1 HedgeDoc

Esse projeto é tipo um Google Docs para Markdown, permite edição simultânea e colaborativa.

4.2 Jitsi

Já tínhamos chat, precisávamos de vídeo também, para isso trouxemos o jitsi.

4.3 Lingva

Um frontend simples para o Google Translate.

4.4 Invidious

Um frontend simples para o Youtube, sem propaganda.

4.4 LibreTranslate

Um motor de tradução poderoso, alternativa ao Google Translate e pode ser integrado a ferramentas do Fediverso como o Mastodon.

5. Timeline

5.1 Timeline do Projeto BolhaTech

  • 2022
    • Abril
      • Discord Criado
      • Canais Bolha criados no Matrix.org
      • Bridges Configuradas Telegram/Matrix/Discord
  • 2023
    • Fevereiro
      • Bridges migradas para o servidor Matrix Bolha.chat
    • Maio
      • Discord BolhaTech Removido
    • Junho
      • Bridges Telegram Desativadas
      • Projeto BolhaTech encerrado

5.2 Timeline do Coletivo Bolha

  • 2022
    • Maio
      • Mastodon Bolha.us Criado
    • Novembro
      • Migramos o Mastodon Bolha.us para OVH
      • Criado o relay.instancias-br.online
    • Dezembro
      • PixelFed bolha.photos lançado
      • Lemmy bolha.social lançado
      • Matrix bolha.chat lançado
        • Novos canais criados
        • Antigos canais matrix.org reorganizados
      • Mobilizon bolha.events lançado
      • Novas contas de apoio criados no bolha.us
      • Adotamos Object Storage no Mastodon (Wasabi)
      • Adotamos Object Storage para Backup (Blackwaze)
      • Mastodon.help traduzido pela comunidade bolha
      • Novo about e novo código de conduta lançado
  • 2023
    • Janeiro
      • Subimos novos sites
        • bolha.io
        • bolha.chat
      • Instância de Bots hal.bolha.us criada
        • 62 bots criados
    • Abril
      • Mobilizon desligado por falta de maturidade
      • Subimos o WriteFreely
        • Removemos o hub.bolha.us
      • Subimos o status.bolha.us
      • Novas contas de apoio
        • @backup
        • @status
      • Subimos o Bolha.tools
        • Hedgedoc no notes.bolha.tools
        • Jitsi no video.bolha.tools
        • Lingva no translator.bolha.tools
    • Maio
      • Subimos o LibreTranslate.bolha.tools
      • Integramos o LibreTranslate ao Mastodon
      • Subimos o hydrogen.bolha.chat
      • Subimos o cinny.bolha.chat
    • Junho
      • Integramos Jitsi e Matrix do Bolha.chat
      • Bolha.io sob nova direção
        • Conselho Criado para gestão da Bolha.io
        • Nova gestão começou a ser estruturada
      • Criamos o projeto GCN.SH para estudos do fediverso
        • Criamos a instancia mastodon gcn.sh para estudos
        • Criamos a instancia writefreely blog.gc.sh para publicar documentação
      • Início de testes do Bookwyrm na GCN
      • Início de testes do Audon na GCN
      • Iniciado projeto de Centralização de Código de Conduta + Regras da Bolha.io
      • Iniciado projeto de monitoração da Bolha.io usando o Zabbix

Veja a timeline do projeto atualizada no link abaixo:

6. Nossa Infra hoje

Hoje temos dois servidores físicos na OVH algumas VPS's tocando os serviços da Bolha.

Infra Baremental da GCN no HQ em Brasília:

  • Proxmox 7.4
    • alpha.gcn.sh (16GB, 4vCPU)
    • bravo.gcn.sh (64GB, 8vCPU)
    • charlie.gcn.sh (64GB, 12vCPU)

Infra VPS na VULTR:

  • MTA NativeTrail (Zimbra MTA)
  • Uptime Kuma
  • Smart SMTP Relay (Postfix)
  • Load Balancer GCN (NGINX)

Infra Baremetal na OVH:

  • ProxMox 7.4
    • delta.gcn.sh (64GB, 12vCPU)
      • mastodon bolha.us
      • mastodon hal.bolha.us
        • bots do hal.bolha.us
      • pixelfed
      • lemmy
      • writefreely
      • matrix
      • invidious
      • lingva
      • hedgedoc
      • libretranslate
    • echo.gcn.sh (64GB, 12vCPU)
      • mastodon gcn.sh
      • writefreely blog.gcn.sh
      • matriz chat.gcn.sh
      • zimbra
      • minio
      • matomo
      • shlink
      • zabbix
      • passbolt
      • dokuwiki

Infra VPS na OVH:

  • Jitsi
  • Load Balancer Bolha (NGINX)

SaaS que usamos:

  • CloudFlare (DNS)
  • NameCheap (Domínios)
  • Wasabi (Object Storage & CDN for Mastodon & PixelFed)
  • BlackBlaze (Object Storage for Backup)

Provedores que usamos:

  • OVH
  • VULTR

7. Próximos desafios

Vamos seguir reestruturando a Bolha.io.

Vamos finalizar a implantação do novo conselho.

Vamos revisar todas as regras da bolha.

Vamos revisar o código de conduta da bolha.

7.1 Melhorias em nossa infra

Vamos melhorar os serviços e automação de toda a bolha.

Vamos melhorar a monitoração de toda a bolha.

7.2 Conteúdo & Estudos

Vamos seguir estudando o Fediverso e suas ferramentas.

Vamos produzir conteúdo técnico do Fediverso em inglês

7.3 Novos serviços para Bolha

Vamos testar e se possível levar para a bolha as seguintes ferramentas;

  • Audon
  • Friendica
  • Bookwyrm
  • Owncast
  • Castpod

7.4 Serviços da GCN

E na GCN vamos manter algumas ferramentas do Fediverso para estudos e também para uso do projeto:

  • Mastodon
  • WriteFreely
  • Peertube
    • Para vídeos da GCN e convidados

Outras ferramentas para uso interno:

  • Zimbra
  • Uptime Kuma
  • Shlink
  • Zabbix
  • Passbolt
  • Dokuwijki
  • Minio
  • Matomo

:)


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]

Conteúdo em migração

Estou migrando posts do Publli (pub.gutocarvalho.net) para cá ;)

Se achar alguma coisa errada é só avisar!

Data de criação do post: 2021-10-06

Instalando CertManager

Instale o CustomResourceDefinition separadamente

$ kubectl apply --validate=false -f https://github.com/jetstack/cert-manager/releases/download/v1.5.4/cert-manager.crds.yaml

Crie o namespace para o cert-manager

$ kubectl create namespace cert-manager

Adicione o repositório helm

$ helm repo add jetstack https://charts.jetstack.io

Atualize os indices do helm

$ helm repo update

Instale o cert-manager via helm

$ helm install \
  cert-manager jetstack/cert-manager \
  --namespace cert-manager \
  --version v1.5.4

Crie o issuer para letsencrypt production

$ vim issuer-prod.yaml

Insira o conteúdo

apiVersion: cert-manager.io/v1
kind: ClusterIssuer
metadata:
  name: letsencrypt-prod
spec:
  acme:
    # You must replace this email address with your own.
    # Let's Encrypt will use this to contact you about expiring
    # certificates, and issues related to your account.
    email: certmanager@gutocarvalho.net
    server: https://acme-v02.api.letsencrypt.org/directory
    privateKeySecretRef:
      # Secret resource that will be used to store the account's private key.
      name: letsencrypt-production
    # Add a single challenge solver, HTTP01 using nginx
    solvers:
    - http01:
        ingress:
          class: nginx

Aplicando

$ kubectl create -f issuer-prod.yaml

Criando o issuer para letsencrypt staging

vim issuer-staging.yaml

Insira o conteúdo

apiVersion: cert-manager.io/v1
kind: ClusterIssuer
metadata:
  name: letsencrypt-staging
spec:
  acme:
    # You must replace this email address with your own.
    # Let's Encrypt will use this to contact you about expiring
    # certificates, and issues related to your account.
    email: nativetrail@gutocarvalho.net
    server: https://acme-staging-v02.api.letsencrypt.org/directory
    privateKeySecretRef:
      # Secret resource that will be used to store the account's private key.
      name: letsencrypt-staging
    # Add a single challenge solver, HTTP01 using nginx
    solvers:
    - http01:
        ingress:
          class: nginx

Aplicando

$ kubectl create -f issuer-staging.yaml

Prontinho!

Annotations

Para production

cert-manager.io/cluster-issuer=letsencrypt-prod
kubernetes.io/ingress.class=nginx

Para staging

cert-manager.io/cluster-issuer=letsencrypt-staging
kubernetes.io/ingress.class=nginx

Refs

https://cert-manager.io/docs/configuration/acme/


Gostou do conteúdo?

Você também me encontra nessas redes!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Lemmy

@gutocarvalho@bolha.forum

Matrix

@gutocarvalho@bolha.chat

WriteFreely

@gutocarvalho@bolha.blog @notamental@bolha.blog @poesias@bolha.blog @contos@bolha.blog

Bookwyrm

@gutocarvalho@bolha.review

Peertube

@gutocarvalho@bolha.tube

Funkwhale

@gutocarvalho@bolha.studio

Friendica

@gutocarvalho@bolha.network

Quer saber mais sobre mim?

Visite meus sites!

Conhece o Coletivo Bolha?

Então vem conhecer o bolha.io!

Nós temos muito mais para compartilhar contigo!

Conhece o HackSpace da Bolha?

Vem conhecer o espaço que usamos para estudar o fediverso!

Nosso site

WriteFreely

Quer apoiar nosso trabalho? Você pode!

Te vejo no mastodon da bolha.us!

[s]