#24 – READ A MANGA THAT TAKES PLACE IN THE COUNTRYSIDE – AYAKO (19/19)

ayakoVou jogar uma bomba aqui: confesso que, nesta releitura, gostei muito mais do mangá. Digo bomba porque quem me conhece sabe que eu poderia falar mal do Tezuka por uns dois séculos e sem pausas. Mesmo que sem propriedade nenhuma, gratuitamente mesmo. O que eu já tive contato foi a obra mais infantil dele, que era amplamente publicada aqui no Brasil, como Don Drácula e Rei Leão, alguns capítulos soltos de Black Jack, fora meu contato com os animes (principalmente Astro Boy, que passava na TV Globinho). Ayako era o único título mais adulto que conhecia e, na primeira vez que li, não gostei. Hoje, boto a culpa num preconceito bastante infundado, fruto de uma adolescência bastante rancorosa e amarga.

É uma trama bastante pesada, quase sem nenhum momento de descontração ou leveza. O desconforto gerado pelo fato de Ayako ter sido mantida em cativeiro durante quase duas décadas se mantém até o desfecho, tanto nos personagens da história quanto no próprio leitor. É desesperador ver Ayako perder sua inocência e humanidade aos poucos. Humanidade que, inclusive, vai sendo esquecida até mesmo pelos outros membros da família Tenge, exceto por Jiro, que carrega a culpa o tempo todo.

O final é genial. Tudo é pago na mesma moeda, o sofrimento de Ayako foi o que fez com que ela fosse a única sobrevivente.

Vou dar mais chance para Tezuka.

Lido: 01/07/23