#23 – READ A MANGA THAT GOT CANCELLED/AXED – THE HUNTERS GUILD: RED HOOD (23/23)

red hoodFiquei muito surpreso que isso conseguiu ser publicado na Shonen Jump. Não pela qualidade, porque é um mangá médio, mas pelo seu desdobramento pós decisão de cancelamento. Acompanhei o título desde o capítulo 6 até o capítulo 12, por não ter conseguido me cativar semanalmente o suficiente (inclusive, nos últimos tempos, só Chainsaw Man consegue me manter focado no semanal). Cerca de duas semanas depois, houve a notícia do corte no capítulo 18. Até ai tudo bem, mangás na SJ são cortados de uma hora pra outra, nada novo sob o sol, ainda mais que Red Hood foi uma serialização originada de um one-shot vencedor de um daqueles concursos de novos talentos da revista. O motivo foi o de sempre: toda semana estava no fundo do ranking de popularidade. Para um mangá médio, como comentei anteriormente, não entendo o motivo de estar indo tão mal nesse quesito.

Resolvi terminar, já que estava na minha lista de “Reading”, e não queria jogar na parte de “Dropped”, faltavam poucos capítulos. Como tinha lido poucos e não lembrava da maioria das coisas, recomecei. O ínicio é bem interessante, o traço é bem bonito, me atraiu bastante. Mas a história em si não tem nada de mais.

Foi depois da notícia do cancelamento que o título fez o que eu pensei que nunca passaria pelo crivo dos editores. O autor começa a usar uma metalinguagem para criticar o prórpio sistema de publicação da SJ. Entra, no plot, uma raça de deuses que existem fora do plano dos quadrinhos, os “Leitores”, e eles decidem o destino de todas as personagens por puro divertimento. Tudo no universo já foi destruído e recriado para manter os Leitores entretidos. O protagonista acaba indo contra esse sistema, o que, no fim, acaba com a possibilidade de os Leitores de visualizar aquele mundo (leia-se, o prórpio cancelamento do mangá). Há um capítulo extra, denominado epílogo, em que a primeira página é um aviso: essa vai ser a última vez que vocês poderão adentrar neste mundo, mas os personagens estarão vivendo e se aventurando para sempre. Deve ser triste ver algo que você construiu com todo amor e carinho acabando, no mínimo. Mas, pra mim, esse mangá fica na história por conseguir criticar a Jump na própria Jump, poucos conseguiram.

Lido: 14/02/23