#22 – READ A SCI-FI OR HORROR MANGA – AS CRÔNICAS DA ERA DO GELO (20/20)

cronicasQuase esqueci de escrever sobre esse, inclusive tinha até deixado de registrar a leitura no my anime list. Li na casa do Pedro, meu namorado, que possui os dois volumes físicos do título, em duas dessas tardes que passei lá à toa. Sempre tive a curiosidade de explorar o sci-fi de Jiro Taniguchi, mesmo que escasso em sua bibliografia, grande parte pelo detalhamento dos cenários presente nessas obras. É realmente de cair o queixo, acredito ser o ponto mais positivo do título.

Quanto à história, eu já acho que deixou um pouco a desejar, principalmente quando se inicia o segundo volume. Tenho a impressão de que houve cancelamento da publicação, pois o fim chega a ser bastante repentino, além de diversos pontos-chave da trama parecerem que seriam mais elaborados com o passar do tempo, como a raça de gigantes alienígenas de olhos azuis.

O início é cheio de elementos de sobrevivência pós-apocalípticas e explicações sobre tecnologias avançadas, uma das partes que mais adoro no gênero (alô Death Stranding). Mas quando isso começa realmente a engatar e fazer algum sentido, lá pelo final do primeiro volume, quando o grupo principal consegue deixar a estação de extração de minérios na Antártida, tudo é deixado de lado, já que a era do gelo simplesmente inicia seu fim. Eu fiquei bem chateado em descobrir que, apesar do título “Crônicas da Era do Gelo”, o mangá passa grande parte já fora de uma era do gelo.

Tenho uma certa preguiça quando a temática de uma trama se constrói a partir do conflito entre homem e máquina. Porém, gostei de como esse conflito foi gerado. Numa era do gelo, a humanidade se tornou totalmente dependente (em quesito de sobrevivência) de um supercomputador. Com o aumento repentino e imprevisível das temperaturas e consequente fim dessa era, os circuitos desse supercomputador acabaram sendo danificados. A relação máquina-homem vai de uma completa dependência para o desejo de total aniquilação. Não somente aniquilação, mas também substituição, o supercomputador acaba criando uma super-raça, nomeada de A.D.O.L.F., uma alegoria muito bem colocada ao nazismo e a segunda guerra.

Vale a pena ler por ser uma leitura rápida e de encher os olhos. Acredito que os cenários contam uma história muito mais interessante do que a própria trama em si, ver a ira da natureza tomando conta das cidades cobertas de gelo foi bastante interessante.

Início: Nov/22 Término: Dez/22