#21 – READ A MANGA FEATURING JAPANESE FOLKLORE ELEMENTS – NONNONBA (25/25)

nonnonbaEscreverei sobre esse título com muito carinho, pois foi o primeiro presente de dia dos namorados que recebi do meu relacionamento atual.

Acho que já falei que mangá muito antigo não faz meu estilo, pensando nos que seguem uma linha parecida com as obras do Tezuka. Nonnonba parece entrar no rol desses títulos, pela construção episódica da história, traços simples e personagens planos, porém conseguia me entreter mais a cada página que eu avançava no livro.

Há um tom de misticismo que se mescla com as histórias de infância do próprio autor, infância que se passa no período entre guerras. Tal misticismo é sempre enunciado ou elucidado pela “Nonnonba”, termo usado para designar idosas em uma certa vila do Japão. É esse tom que justamente me faz pensar nas diferenças com as histórias do Tezuka, dando à trama um grau de maturidade que Tezuka tenta empurrar e não consegue.

Também é muito positivo como o autor consegue trazer a temática do conflito de gerações sem tornar tudo uma “farofa moderada” no final. Por mais que o protagonista se envolva com os mitos e lendas folclóricas, ele entende que a solução não é a união do velho com o novo, nem a manutenção de ambos. As antigas tradições estão fadadas a acabar. Nonnonba, que retém o conhecimento sobre elas, vai morrer algum dia, e todo o misticismo vai embora junto. A resposta para o problema acaba sendo, por fim, o registro da memória, maior função desse título, escrito pelo Mizuki quase no final de sua vida.

Início: 20/07/2022 Término: 24/07/22