#19 – READ A MANGA THAT IS ABOUT OR INCLUDES A CHARACTER WITH A SERIOUS ILLNESS – GOODBYE, ERI (1/1)

goodbye eriMeu terceiro contato com trabalhos do Fujimoto, o primeiro em Chainsawman (que, inclusive, foi adicionado na categoria “ler um mangá de um autor que você não conhece, vide nota #6), o segundo em Look Back, one-shot que me surpreendeu muito, e, por algum motivo, não adicionei aqui no desafio.

Goodbye, Eri é um one-shot com 202 páginas, e, devido ao tamanho, espero MUITO que consiga uma publicação em tankobon e que venha para o Brasil. Quero muito ter em minha coleção, pra revisitar sempre que possível.

Esse, junto com Look Back, utilizam de uma metalinguagem que vi funcionar poucas vezes em mangá (de cabeça, Fraction, de Shintaro Kago, e male-male Opus, de Satoshi Kon). Todo o enquadramento é completamente cinematográfico, e isso vai se misturando à narrativa de forma orgânica, e é por meio desses quadros que, em certo momento, se entende que as 202 páginas são, na realidade, uma grande gravação. Me lembra algo parecido com o que Alan Moore faz com a inovadora repetição de quadros em Watchmen.

Quanto a narrativa, prefiro me abster. Justamente porque vou esquecer sobre, e, daqui uns anos, quero reler como se fosse a primeira vez e ter a mesma surpresa que tive. Único comentário: trata muito bem da morte, não somente sobre o luto, como se vê em diversos mangás, principalmente em shounen, mas também com o inevitável, com a aceitação (ou o oposto) e suas consequências.

Estou gostando muito do caminho que o autor está traçando pós-Chansawman, totalmente experimental. Muito ansioso pra saber pra onde vai a parte 2 de Csm. Aos poucos, está se tornando um dos meus autores favoritos. Pretendo, muito em breve, trazer os outros títulos de Fujimoto por aqui. Todos.