Blog do Emanoel

Mestrando em Tecnologia Educacional

A escrita acadêmica possui muitas regras e tem norma para tudo. Um caminho que você pode escolher é o utilizar modelos já prontos no overleaf.

Nesse exemplo, a escrita de um capítulo de livro exigia que fosse utilizado um modelo da Sociedade Brasileira de Computação. Pronto! Não precisa se preocupar com as normas que regem a formatação. Já está tudo definido, basta se preocupar com a escrita de fato.

Emanoel Lopes

Explorando as ferramentas da Bolha. Em busca de utilizar as ferramentas disponíveis na Bolha.tools, comecei a explorar cada uma para encontrar aplicação no mestrado em Tecnologia Educacional.

  • Mermaid – Criação de gráficos através da mermaid syntax. Dá para importar gists, assim posso versionar os gráficos que irei utilizar na minha dissertação? Interessante!
  • Overleaf – Ainda não tem os modelos, vou precisar importar do overleaf.com talvez.
  • HedgeDog – editor de notas online com muitos recursos. Achei bem completo. Vou usar!

Emanoel Lopes

No arquivo de inventário do Ansible, estou utilizando apenas os IPs dos hosts e preciso de um alias para que sejam identificadas apenas pela posição de suas mesas. Ex: 243, 224, 331 etc.

Pois, do jeito que está, preciso saber o IP da máquina para atingir cada máquina.

A documentação mostra exemplos. Fazendo a transcrição, seria:

243 ansible_host=10.102.227.xx

Onde:

243 é a mesa (alias), seguido do atributo ansible_host que recebe o ip.

Assim, podemos utilizar o alias ao invés de saber o IP.

Emanoel Lopes

Mais um aplicativo para o meu Linux do chaveiro: ScrenCopy. Eu levo no chaveiro uma cópia personalizada do MX Linux. Agora levo comigo essa ferramenta para facilitar o manuseio do celular quando estou utilizando um Desktop qualquer – sem HDD ou SSD, muito menos de sistema operacional. Está tudo que preciso no pendrive.

Para espelhar a tela do meu celular no desktop:

$ scrcpy

Se não quiser transmitir o áudio para o desktop, basta:

$ scrcpy --no-audio

A limitação é escolher os aplicativos úteis para você e que ocupem menor espaço, caso deseje utilizar o MX personalizado em máquinas com menos de 16GB; com 8GB é o mais comum por aqui então tenho que racionalizar, mas caso sejam de 16 GB dá pra levar contigo até o Discord já autenticado.

Emanoel Lopes

Estudar é uma atividade individual e árdua. No entanto, existem técnicas e ambientes apropriados que facilitam o processo de aprendizagem. Alinhando a ambientação e as técnicas, encontrei dois servidores no Discord que seguem a proposta de agregar técnicas, dicas e salas reservadas ou não, com ou sem música ambiente e com ou sem uso do microfone. Além de dicas e ferramentas de produtividade para aumentar o foco nos estudos. Na verdade o primeiro é uma cópia do segundo. O segundo tem um alcançe muito maior, por isso você vai encontrar dezenas de pessoas sempre, independente do horário que você acesse.

https://discord.gg/GZWNmqj8 https://discord.gg/acdHStXY

Emanoel Lopes


title: “Upgrading macOS, XCODES or nothing more.” date: “2017-12-20” tags: – “apple” – “computers” – “laboratory” – “mac-os-x” – “support”


Upgrading XCODE is a easy task, but in a lab with 25 iMacs is necessary split it in some moments. First, you have to upgrade the MacOs to Sierra or High Sierra. It's a 5,20 GB for upgrading from El Captain. Then, 5,50 GB for upgrading XCode to 9.2 version. It's all about new version of swift 4.

It's one apple's strategy to jail the mac user to upgrade macOS and the iMac in a newer future.

I have an old macbook white and I was forced to upgrade macOS because xcode couldn't be upgrade and java too. So, I couldn't even study java programming basics using netbeans or eclipse because old version of java.

So, Apple and yours strategies strggling with users.

Emanoel Lopes


title: “Usando o Google Meet com duas telas” date: “2021-02-23” categories: – “tutorial” tags: – “ensino” – “ferramentas” – “howto” – “tecnologia”


Olá Professor(a), vamos aprender neste tutorial a utilizar o Google Meet em uma tela dedicada para que você possa visualizar sua turma ao mesmo tempo em que apresenta um conteúdo em precisar alternar aplicativos o tempo todo!

Material necessário

  1. Computador Pessoal com o Windows 7 ou 10 (notebook ou desktop);
  2. Monitor ou TV com entrada de vídeo compatível;
  3. Cabo de vídeo compatível com ambos, computador e tv, podendo ser VGA ou HDMI. Em alguns poucos casos DVI que é um padrão entre o VGA e o HDMI;
  4. Navegador Firefox;
  5. Acesso à internet.

Etapas

  1. Expandindo a tela do computador;
  2. Manuseando as janelas entre as telas;
  3. Compartilhando conteúdo – uma das telas.

Procedimento

How to Setup Dual Monitors in Windows

Localização da tecla 'windows'.

Opções de projeções. Extend é a opção em que extende a sua tela ao conectar um segundo monitor ou televisor compatível.

  1. Para expandir a tela, conecte o cabo de vídeo à TV, selecione a entrada de vídeo apropriada (VGA ou HDMI) na sua TV;
  2. Mantenha pressionada a tecla 'windows' que fica abaixo da tecla 'z' e pressione 'p';
  3. Feito isso, será exibida uma coluna de opções na lateral direita da sua tela em que uma das opções é a 'tela expandida', escolha esta;
  4. Para manusear as janelas entre as telas:
    1. Do ecrã 1 para o ecrã 2, ou seja, da tela 1 para a tela 2 – clique na barra de título da janela e movimente para a borda da direita do monitor. A janela irá surgir pelo lado esquerdo da tela 2;
    2. Do ecrã 2 para o ecrã 1, ou seja, da tela 2 para a tela 1 – faça o movimento no sentido contrário;
    3. Sugiro mover a janela do firefox em que o Google Meet está sendo executado para a tela 2.
  5. Para compartilhar conteúdo é simples: vá à aba onde está o Google Meet, clique em compartilhar > Compartilhar tela > ecrã 1. Feito isso, toda a tela do monitor será compartilhada e a turma continuará sendo visualizada na tela 2.

Se for útil à você ou se você conhece alguém em que este conteúdo poderá ser útil, compartilhe.

Emanoel Lopes


title: “Pilates, pra quem?” date: “2019-03-16” tags: – “cotidiano” – “pilates” – “psoas” – “transporte-coletivo”


Alternativa de baixo custo de acessível, pra quem não deseja fazer pilates é um ônibus ou metrô lotado.

O percurso diário casa-trabalho-faculdade-casa, somado às viagens aos familiares no final de semana resulta em um tempo enorme em uma posição prejudicial: sentado.

Considerando que cada trecho tenha 30min e que é feito 5 vezes por semana, teremos 2h, multiplicado por 5 teremos 10h semanais. Adicionando 4h nos finais de semana para visitar parentes e outros passeios à praia, praia ou shopping — cada um com 30min de trecho. O resultado, em contas rápidas é 14h semanais sentado e dirigindo. Segure esse valor.

O tempo sentado assistindo aulas na faculdade. Vamos considerar 7 aulas por semana, pois nem todo dia tem duas aulas de 1h40 cada, sendo assim teremos 7 vezes 1h40 que dá um pouco mais de 10h semanais sentado assistindo aula. Segura isso.

Agora vamos para o tempo sentado no trabalho. Em contas rápidas: 40h semanais sentado, controlando o acesso aos laboratórios de informática.

Resultado: teremos 64h semanais sentado. Isso, durante meses levará a um encurtamento do psoas e de outros músculos do quadril que trará dores nas costas de forma violenta. E como o ônibus ou metrô ajudaria? Simples. Quem já pegou um transporte público lotado sabe como é! Primeiro que você vai em pé, que já diminui o tempo semanal com a bunda na cadeira. Segundo que você terá que fazer alongamentos obrigatoriamente para poder se manter dentro da lotação — para alcançar as barras você alonga diversos músculos das costas e dos braços — e para se manter em pé com a movimentação do veículo (mesmo o trem) é necessário um conjunto de músculos que não são solicitados quando está sentado na direção.

Portanto, transporte público não é a mesma coisa que pilates, claro que não! Mas pode ser um aliado para afastar as dores lombares!

Emanoel Lopes


title: “Preparando um servidor NFS no Ubuntu 20.04” date: “2021-01-08” categories: – “laborando-na-ti” tags: – “clonezilla” – “linux-tutorial” – “nfs” – “server” coverImage: “pexels-photo-1148820.jpeg”


Um servidor pode ser uma alternativa rápida esimples na hora de escolher um local para guardar imagens de discos remotamente. Já que éuma das opções do Clonezilla, vamos aprender a preparar um servidor de arquivos com uma versão Linux bem conhecida.

Então, dado um exemplo de uso, siga os passos abaixo:

Instalação dos pacotes

  1. Atualize o repositório de pacotes:
sudo apt update

2. Instale o servidor de NFS com o comando:

sudo apt install nfs-kernel-server

Compartilhando o diretório

  1. Criando o diretório que você deseja compartilhar para outras máquinas poderem salvar as imagens de discos, por exemplo.

sudo mkdir -p /mnt/nfsdir

2. Mudar a propriedade para nobody, no grupo nogroup:

sudo chown nobody:nogroup /mnt/nfsdir

3. Mude as permissões para 777 para que todos possam operar neste diretório sem restrições:

sudo chmod 777 -R /mnt/nfsdir

Editando o arquivo de configuração

A configuração do servidor NFS é bem simples e direta, basta abrir o seu editor de texto favorito e apontar para o arquivo /etc/exports

sudo vim /etc/exports

Cada cliente que você deseja permitir acesso, representará uma linha

/mnt/nfsdir ip_do_cliente(rw,sync,no_subtree_check)

Nesse caso o ip da máquina que irá acessar os arquivos(cliente) é 192.168.1.74

Exportar o diretório compartilhado

Para exportar todos os diretórios listados no arquivo exports, execute o comando:

sudo exportfs –a

Reinicie o serviço do servidor NFS

sudo systemctl restart nfs-kernel-server

Pronto.

Ferramenta hardinfo mostrando o compartilhamento NFS do diretório /mnt/ntfsdir

Em diretórios compartilhados, podermos ver o compartilhamento NFS apontando para /mtn/ntfsdir

Feito isso, para o nosso exemplo de configuração de servidor NFS para guardar imagens de discos, escolha a opção nfs_server dentre outras e informe o diretório configurado do servidor NFS.

Onde o Clonezilla deverá buscar ou guardar a imagem de disco.

Versões disponíveis para o serviço NFS. Escolha a versão mais atual.

Digite o IP da máquina que foi configurada o servidor de NFS.

Digite o caminho do diretório compartilhado.

Tela de processo de cópia.

Ao final você chegará a esta tela de progresso de cópia.

Quer aprender a utilizar o Clonezilla? Considere meu curso, na Udemy, como uma opção.

Fonte: https://phoenixnap.com/kb/ubuntu-nfs-server

Emanoel Lopes


title: “O microlearning é a chave para uma aprendizagem eficaz e flexível?” date: “2023-04-17”


https://cdn.pixabay.com/photo/2018/03/21/07/16/learning-3245793_960_720.jpg

A minha primeira conversa com o chatGPT-4 foi: crie uma postagem sobre microlearning.

Eis o resultado:

O microlearning é diferente das abordagens tradicionais de ensino, que se concentram em grandes sessões de aprendizado, e em vez disso, oferece informações em pequenos pedaços de conteúdo. Esses pedaços podem ser entregues de várias maneiras, incluindo vídeos curtos, jogos, quizzes e outras formas interativas.

Uma das vantagens do microlearning é que ele permite aos alunos aprender em seu próprio ritmo e tempo. Eles podem escolher quando e onde querem aprender, e podem facilmente ajustar a quantidade de tempo que desejam dedicar a cada sessão de aprendizado.

Microlearning é uma abordagem de aprendizado que se concentra em fornecer pequenas doses de informações ou conteúdos educacionais para os alunos. É uma maneira eficaz de aprender, especialmente para aqueles que têm pouco tempo ou preferem a aprendizagem em pequenos pedaços.

Além disso, o microlearning é uma maneira eficaz de ajudar os alunos a reter informações. Ao dividir o conteúdo em pedaços menores e mais gerenciáveis, os alunos podem focar em aprender uma pequena quantidade de informações de cada vez, o que torna mais fácil para eles lembrar e aplicar esse conhecimento no futuro.

Outra vantagem do microlearning é que ele pode ser facilmente personalizado para atender às necessidades individuais dos alunos. Os professores podem adaptar o conteúdo para atender às necessidades de cada aluno, oferecendo conteúdo que seja mais relevante e útil para eles.

Em resumo, o microlearning é uma abordagem eficaz para o aprendizado que pode ajudar os alunos a aprender em pequenas doses, em seu próprio ritmo e tempo, e reter informações de forma mais eficaz. É uma maneira eficaz de melhorar o engajamento e a eficácia do aprendizado, e é uma tendência crescente na educação.

O resultado é satisfatório, não? Ofereço cursos dentro de uma abordagem de microaprendizagem, vamos conhecer?

Clonando com o Clonezilla

Técnico de Laboratório de Informática

Informática Básica

Moodle para Professores do Ensino Médio

Emanoel Lopes