Vou começar a escrever no medium:
https://medium.com/@Nunesdennis
Dennis Nunes Me encontre aqui: https://nunesdennis.me
Vou começar a escrever no medium: https://medium.com/@Nunesdennis
Vou começar a escrever no medium:
https://medium.com/@Nunesdennis
Dennis Nunes Me encontre aqui: https://nunesdennis.me
Eu não sei vocês, mas aqui em casa a gente criou e compartilha uma lista de supermercado no aplicativo lembretes da Apple, que vamos adicionando itens quando vemos que eles estão acabando.
A lista compartilhada de supermercado já é muito útil, mas é bem mais interessante não ter que pegar no celular e adicionar manualmente cada item se você tem um assistente do seu lado (No meu caso a Amazon Alexa).
Mas aí você pode pensar:
“E por quê você não usa a lista de compras no próprio aplicativo da alexa?”
O Aplicativo da amazon é horrivel de lento e cheio de etapas até se chegar na lista de compras, um completo desastre!
Existe uma forma bem simples de toda a vez que você adicionar algo na sua lista de compras adicionar um gatilho que atualiza sua lista criada no lembretes.
Uma forma alternativa seria você mesmo criar esse Applet, que é bem simples, como descrito abaixo.
Applet criado, agora basta pedir para a Alexa adicionar algo: “Alexa, adiciona feijão a minha lista de compras”.
Dennis Nunes Me encontre aqui: https://nunesdennis.me
Desde quando a Apple trouxe a ideia do Homekit (framework de desenvolvimento para o app Home/Casa), eu sempre tive interesse de ter o máximo de coisas inteligentes e controláveis aqui em casa. Infelizmente pelas dificuldades criadas pela própria Apple, o Homekit não ficou nem perto de ser popular o suficiente para termos muitas opções como as soluções do Google e da Amazon que são mais abertas.
Claro que se você pesquisar muito e gastar muito você consegue algumas opções legais, como no caso de algumas das minhas luzes que são da Phillips Hue. Mas luzes inteligentes é o mínimo, eu queria tudo que pudesse ter. Foi aí que achei uma forma de tornar aparelhos não compatíveis em aparelhos compatíveis, usando meu computador como uma ponte entre os aparelhos e o sistema da maçã, essa ponte se chama Homebridge.
Com o Homebridge iniciei usando meu computador e fui buscando ideias por aí, descobri que conseguia comprar uns aparelhos da china de infravermelho e usar eles para controlar ventiladores infravermelho, ar condicionado e minhas TVs. A forma como o Homebridge funciona basicamente é que ele cria um servidor no seu computador, mas para que ele funcione você precisa achar algum plugin que faça o que você quer, fica de exemplo o que usei para controlar tudo por infravermelho que é o Homebridge Broadlink RM.
Uma coisa não obrigatória que comecei a usar foi um Raspberry, pelo simples fato de ser um micro computador que gasta uns 5V de energia e serve como um ótimo servidor para controlar sua casa, ele é tão usado que você consegue baixar o sistema operacional para ele com o Homebridge todo configurado e pronto para o uso no próprio site do Homebridge, uma segunda opção de sistema todo configurado é encontrado no site Hoobs(o sistema é grátis, mas eles também vendem o raspberry com uma case já configurado).
Em uma das minhas pesquisas eu pensei em como eu poderia controlar o portão de onde eu moro. Mas entenda, eu moro em um condomínio, não tenho acesso a nada além do meu controle remoto, e ele nem abre o portão, ele chama a portaria, então como eu iria ativar isso pelo app Casa??
Eu inicialmente pensei em fazer da mesma forma que faço com infravermelho, copiando o sinal e replicando com algum aparelho, o próprio aparelho da china que eu tinha com infravermelho copiava sinal de radio frequências que é o que os controles usam. Mas isso não funcionou, nem o aparelho conseguiu pegar o sinal e nem parecia ser possível. As informações do fabricante do controle diziam que os sinais de rádio frequência não eram sempre iguais.
Por um momento fiquei sem ideias, quase desisti… Mas vamos lá: “Se eu não posso copiar o que o controle faz, eu não consigo simular o que eu faço com o controle quando uso ele? (Clicar no botão)”
Então eu tirei meu controle da case dele e fiquei vendo como que ele funcionava, basicamente quando a gente clica no botão a gente permite que a energia passe de um lado para o outro acionando a função do controle. Então eu coloquei um tipo de interruptor no controle, um relê, que se conectava no controle(soldando os fios no controle, nas 2 conexões que nosso dedo conecta) e no meu Raspberry, o Raspberry foi desenvolvido para ajudar em projetos, então ele é perfeito para esse tipo de projeto, porquê ele tem conectores em que posso colocar cabos e passar energia por eles. O Relê também me ajudava porquê evitaria que eu passasse energia para o controle, que seria legal para não precisar mais usar a bateria dele. Mas eu só tinha 1 controle reserva, não podia arriscar queimar nada.
Depois de fazer alguns testes nos programas que controlam o Raspberry eu consegui fazer tudo funcionar, só faltava fazer isso tudo funcionar no Homebridge. E isso deu super certo porquê achei o plugin ideal para o meu caso, ele se chama: Gpio Garagedoor.
Como dá para ver o processo foi longo, mas com uma ideia legal e uma boa pesquisa dá para ir incrementando mais e mais uma casa inteligente. Mesmo o texto sendo bem grande eu acabei falando de tudo de forma bem resumida, talvez eu possa falar de forma mais detalhada sobre algum assunto depois. De qualquer forma para quem tiver qualquer dúvida pode me perguntar.
Segue um vídeo de como ficou quando fiz o projeto, o vídeo é velho, mas eu uso até hoje no meu aplicativo Casa:
Dennis Nunes Me encontre aqui: https://nunesdennis.me
Se você, assim como eu, está em uma dieta e quer ganhar ou perder peso, sabe que o fator mais importante que você tem que considerar são as calorias.
Na teoria é bem simples: Se você precisa perder peso, você tem que ingerir menos calorias do quê está gastando no dia a dia. Mas, quanto você gasta no dia a dia???
Para responder essa pergunta, temos algumas formas de estimar nosso gasto. Vou mencionar 2 formas: – Calculadora de calorias – Estimativa do Apple Watch
Que fique bem claro: A melhor forma sempre vai ser procurar um(a) nutricionista!
A Calculadora de calorias é uma calculadora que estima quantas calorias você gasta por dia usando sua idade, peso, altura e sexo. A calculadora que vou mostrar aqui usa a formula de Herris Benedict, vou deixar o link do Gabriel Arones que explica em detalhes como o calculo é feito nesse vídeo:
COMO CALCULAR AS CALORIAS E MACROS DO ZERO! 🔥CURSO DIETA FLEXÍVEL aula 4
Quando você usa a calculadora, você coloca suas informações atuais para ver seu gasto diário, ou sua meta para ver o quanto você deveria estar consumindo. Você não deve fazer um corte muito grande nas suas calorias diárias, não é saudável/sustentável. Consulte sua nutricionista!
Dica: Ao escolher seu nível de atividade, tente colocar um valor menor do que você acha que está fazendo:
Como é mostrado na imagem abaixo, temos a quantidade média de calorias para uma pessoa que não faz nada, até um atleta. No meu caso, fazendo academia eu fico no equivalente ao light exercise.
O Apple Watch, como com certeza a maioria dos wearables do gênero, tem uma estimativa das calorias diárias. Infelizmente mesmo sendo um aparelho que se usa a todo tempo, só podemos considerar que as calorias são uma estimativa do valor real gasto, como mostrado no video da CNET sobre o quão confiavel são wearables:
Your Watch Isn’t Accurate at Tracking Calories. This Wearable Is Better
De toda forma, o resultado do Apple Watch consegue ser bem constante e isso já ajuda a se ter uma ideia do seu progresso de forma geral, como mostrado nesse video de quem usa fielmente o Watch para controlar as calorias:
How I use the Apple Watch to STAY SHREDDED!🔥
Falando da minha experiência pessoal, o Apple Watch consegue estimar alguns valores bem próximos da estimativa da calculadora de calorias que mostrei acima. Na imagem abaixo mostro onde o Apple Watch mostra as calorias totais, e meu resultado em dias de academia e dias sem atividades:
Dia de academia | Dia de descanso |
---|---|
![]() |
![]() |
Os resultados vão ser diferentes a cada dia, de acordo com suas calorias gastas, mas em geral são bem próximos entre si quando sua rotina e tempo total na academia são parecidos. Comparando a estimativa do Apple Watch em dias de academia com a estimativa da calculadora, temos:
Método usado | Dia de academia (light exercise) | Dia de descanso |
---|---|---|
Apple Watch | 2364 CAL | 2047 CAL |
Calculadora | 2255 CAL | 1968 CAL |
Em resumo, todas as formas que temos não passam de estimativas. Mas temos como ter uma boa ideia da variação de calorias que gastamos todos os dias, e irmos ajustando nossa alimentação de acordo com nossos objetivos.
Dennis Nunes Me encontre aqui: https://nunesdennis.me