title: “Backup baseado em nuvem é seguro?” date: “2012-02-08” categories: – “web-2-0” tags: – “cloud” – “internet”
Alguns não confiam em entregar seus dados para as nuvens: está completamente certo. Eu não confio plenamente nas nuvens por vários motivos, por outro lado, sou adepto da conveniência de poder acessar em qualquer dispositivo conectado à web e disso eu não largo mais.Basta separar os arquivos/projetos que estejam sendo executados/editados no momento e colocá-los nas nuvens. Os que já estão estáticos, podem ser deixados fora das nuvens mesmo. Até porque isso diminui a necessidade de pagar por uma conta PRO.
Encontrei um artigo interessante onde é feita uma análise sobre a segurança dos serviços de armazenamento de arquivos nas nuvens, veja:
Verifiquei as políticas de segurança e criptografia de três serviços de backup on-line: Carbonite, IDrive e Mozy. Todos os três criptografam os arquivos no seu PC antes de enviá-los através de uma camada de conexão segura da Internet (SSL). Os arquivos permanecem criptografados até você precisar deles.
Os três serviços usam algoritmos de criptografia efetivamente à prova de bala – Blowfish ou AES. Sem a chave (em outras palavras, a senha), os arquivos são inacessíveis.
Os três dão também a opção de uso da sua própria chave, em vez da chave gerada por deles. nesse caso, como els não têm acesso a essa chave, mesmo que o servidor deles seja invadido, ninguém, além de você, poderá ler seus arquivos sem quebrar sua senha. Mas essa opção mais segura tem os seus custos. Se você perder ou esquecer sua senha, o backup estará inacessível; não haverá maneira de você recuperar a senha os ous dados codificados.
Outras características também podem não estar disponíveis. Por exemplo, é o acesso Anytime Anywhere da Carbonite só funciona com a chave da empresa.
E aqui está outro ponto a considerar: seus arquivos não precisam estar online para serem roubados. Seu computador e sua mídia de backup local tão propensos a roubo quanto o back-up on-line.
É por isso que recomendo sempre o uso do programa open-source TrueCrypt, para proteger seus arquivos sensíveis de olhos curiosos, adicionando proteção tanto em casos de computadores roubados, quanto de serviços de backup “hackeados”.
Lincoln Spector, PC World/EUAPublicada em 26 de agosto de 2011 às 15h19
(http://cio.uol.com.br/tecnologia/2011/08/26/backup-baseado-em-nuvem-e-seguro)
Existem serviços pagos como o livedrive.com que oferece espaço ilimitado em 3 diferentes planos; Em todos eles garantem segurança e que somente você tem acesso aos dados da sua conta, salvo quando solicitados acesso pelo Governo Americano...isso é suficiente para não termos nossos arquivos disponíveis. Para você ver, nem pagando você terá total controle dos seus uploads. Tudo é acessível pelo governo, não só nos planos de backups, mas todos os seus emails pessoais nos serviços comumente utilizados: gmail, yahoo! e etc.
Emanoel Lopes