title: “O algoritmo decide quem será a nova Madonna” date: “2009-01-28”
Foi-se o tempo em que um grupo de tiozinhos engravatados se reunia a portas fechadas para decidir o que a gente ia escutar, ver e adorar. Feita a escolha, era só pagar um jabá para as rádios e colocar a nova estrela para tocar nos programas dominicais de TV e o ídolo estava construído.
Com essa fórmula, boy bands como New Kids on The Block e Menudos embalaram uma geração de meninas com composições psicanalíticas como “não se reprima, isso não é natural” e cantadas de bom gosto como “garota eu vejo uma foto minha nos seus olhos”.
Com a banda larga se espraiando para todos os cafundós do mundo, os novos ídolos pululam na web todos os dias e são adorados por nichos tão específicos quanto o clube dos emos não fumantes ou indies de Palmas. Estou falando do município de Palmas, ok?
De olho nessa transformação midiática, o pesquisador israelense Yuval Shavitt criou na Universidade de Tel Aviv um sistema de análise de tráfego na web que permite reconhecer potenciais madoninhas e michaelzinhos por aí. A aplicação de Shavitt monitora os vídeos de música mais acessados dos repositórios de YouTube, DailyMotion e redes sociais como MySpace e Facebook.
O algoritmo indica quais são os cantores que andam bombando na web e dispara sugestões de candidatos a pop star. Se a idéia de Shavitt virar, é bem capaz de surgirem especialistas em Search Popstar Optimization.
Fonte: Blog de Felipe Zmoginski
Emanoel Lopes