title: “Cadê o trocador?” date: “2019-03-25” tags: – “reflexao”
Apesar de bem destacados e colocados em uma posição intencional, eu não percebo aqueles avisos bem grandes e coloridos de para-brisa de ônibus. Juro. Depois me encontro pensando: poxa, como consigo? Acredito que seja por sempre ter um ali dizendo: ar-condicionado, terminal…que nem ligo mais.
Ruim foi quando passaram a ser orientações de embarque: entrada pela porta da frente! Lá vou eu atrapalhadamente tentando subir pela porta de trás e sem entender os olhares de algumas pessoas meio que reprovando a minha desatenção.
O último aviso negligenciado por mim foi AUTOATENDIMENTO bem grande! Foi muito estranho quando subi. Encontrar a cadeira do trocador desocupada foi desagradável. Penso que não é somente um cobrador ali, é uma companhia para o motorista que apesar de ter muitos passageiros, mas a falta de um companheiro é triste durante as longas jornadas de trabalho com toda a educação dos motoristas e riscos de assaltos e acidentes. Precisa mesmo disso? Até onde a economia pode pisar com suas regras desumanas?
Emanoel Lopes