title: “Exercícios Funcionais” date: “2010-03-01” tags: – “artigos” – “exercicios-funcionais” – “forca” – “lesoes” – “reabilitacao”
Atividade física funcional é uma modalidade de treinamento que busca o equilíbrio, reabilitação, prevenção de lesões e a otimização da performance.
Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial, sem se preocupar com a musculatura estabilizadora.
Assim, os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e consequentemente os músculos mais fracos (e não menos importantes) ficam cada vez mais fracos.
E isso gera um desequilíbrio progressivo, com redução da eficiência dos movimentos, o que se torna fonte de lesões comuns.
Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação reduzem a exigência da coordenação e do equilíbrio que o exercício livre exige, pois estes aparelhos já servem como estabilizadores das articulações.
Os exercícios funcionais são direcionados ao fortalecimento da musculatura necessária às atividades cotidianas. Estes permitem ao sistema muscular ativar e recrutar as fibras musculares adequadamente, o que aumenta a capacidade funcional do indivíduo nesta determinada tarefa.
Abaixo estão as principais vantagens do treinamento funcional para o atleta:
- Otimização da performance atlética;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora da coordenação motora;
- Aumento do recrutamento das fibras de resistência;
- Desenvolvimento da consciência e controle corporal;
- Melhora da postura;
- Diminuição da incidência de lesão;
- Aumento da eficiência dos movimentos.
Existem vários recursos que podem ser utilizados para melhorar a capacidade funcional do indivíduo, como a bola, pesos livres, cabos, elásticos, superfícies instáveis, apoio unilateral, prancha de equilíbrio, entre outros.
Profº Paulo Vasco
Especialista em Síndrome Metabólica — UFC
Personal Trainer
CREF:4350- G/CE
Emanoel Lopes