Mastodon no Brasil

Você já se perguntou qual o tamanho do Mastodon no Brasil? Estes dados do número de contas e de usuários ativos nas instâncias brasileiras oferece um panorama, embora impreciso, visto que muitos dos usuários brasileiros também se encontram em instâncias do exterior.

Essa tabela leva em consideração a lista de instâncias brasileiras organizada pelo Santiago Lema, bem como dados extraídos do Fediverse Observer e da indicação de usuários ativos dos próprios servidores.

lista de instâncias brasileiras

Pela minha vivência no Mastodon, chutaria que somando esse total de 2061 usuários ativos em instâncias brasileiras ao número de brasileiros que postam de instâncias brasileiras individuais (não catalogadas), familiares, bem como de instâncias estrangeiras, o resultado total de brasileiros ativos na plataforma pode crescer até 50%, resultando em cerca de 3.000 usuários ativos.

Considerando que a maior instância do Mastodon possui 191.000 usuários ativos e que existem dezenas de instâncias grandes, podemos concluir que a rede social do mastodonte não é uma tendência no Brasil e é muito mais aproveitada internacionalmente.

Ressalto que as instâncias mais ativas, Ursal e Bolha, fazem um belo trabalho em prol do acolhimento e interação com os novos usuários que buscam experimentar o fediverso.

#Fediverso