subimos nosso Matrix

Agora já temos chat federado, é o Matrix.

Visite a página https://bolha.chat para mais detalhes de como acessar e usar os recursos de chat da Bolha.

Não sabe o que é o Matrix?

O Matrix.org é um projeto que tem como objetivo criar padrões abertos para comunicação em tempo real, sendo descentralizado e tendo em mente segurança com forte criptografia, performance e escalabilidade.

Fundação Matrix

O projeto é mantido pela Matrix Foundation, entidade sem fins lucrativos que além de organizar o desenvolvimento do projeto, roda também a plataforma matrix.org (synapse) como ponto de partida, disponível para federação com outras instâncias matrix/synapse.

Pronto para produção

O projeto está na rua há algum tempo e já saiu do beta em 2019, podendo rodar em produção com segurança.

Ele tem mensagens de texto, áudio, vídeo, voip e criptografia séria, é beeeeem completão, além de ser 100% open-source e tem também recursos de moderação excelentes.

Do ponto de vista de mídias, ele suporta quase todos os tipos de arquivos de imagem, áudio e vídeo conhecidos.

Moderação de alto nível

O projeto em endereça as principais preocupações para fazer a gestão de comunidades tais como:

Junto a isso a moderação oferece:

Dentre muitos outros recursos, entre no link abaixo para saber mais

Segurança moderna

O projeto oferece o que tem de mais moderno em criptografia E2E. O sistema de criptografia do matrix visa garantir que apenas os destinatários de uma mensagem consigam decriptogafar e ler seu conteúdo. O sistema avisa inclusive se outros dispositivos foram adicionados a conversa.

A criptografia do Matrix é baseada no “Double Ratchet Algorithm” popularizada pelo projeto Signal (que é considerado o mais seguro hoje). Ela foi baseada e estendida para que o mesmo nível de criptografia funcione em salas com milhares de dispositivos e usuários. Além disso, a criptografia do Matriz foi auditada de forma independente pelo grupo NCC o que traz uma segunda opnião sobre a qualidade da solução implementada. Vale lembrar que o relatório do grupo NCC é de 2016 e todas as issues apontadas já foram resolvidas.

APIs, Bots e SDK’s

O matrix tem um API bem flexível e dá para rodar bots, integrar com seus sistemas fazendo aquele chatops bacana.

Implementações de servidores

Você pode rodar sua própria instância/server do Matrix e se quiser pode integrar/federar com os outros servidores existentes.

Implementações de clientes

Existe o element.io que é um cliente fantástico para mobile, desktop e web, mas ele não é o único, existem diversos projetos de cliente Matrix

Conectando redes via Bridges

Fora isso tudo, uma das características mais interessantes do projeto Matrix é a integração com virtualmente qualquer outro projeto de comunicação, tais como irc, slack, telegram, whatsapp, mattermost, rocketchat, discord dentre outros, a integração é feita através do que eles chamam de bridges.

Com a bridge você pode estender um canal do telegram para o matrix por exemplo, conectar ao discord, irc e com isso unificar sua comunidade.

Quer saber mais?

Se você curtiu o projeto, vai gostar da loja deles, vai lá :)

Por que usar?

Esse é um primeiro passo para um movimento que considero importante, migrar comunidades de tecnologias open-source para uma rede igualmente open e segura, mantida por uma fundação sem fins lucrativos, acessível, responsável e transparente.

Temos o Element.io que é um cliente tão bom quanto ou até superior ao próprio cliente do telegram para mobile, desktop ou web, se a questão é usabilidade, ele oferece algo em um mesmo nível de qualidade e usabilidade.

Matrix colocado a prova

Aqui um case interessante!

Matrix na FOSDEM 22

O FOSDEM de 2022 aconteceu dentro das redes do Matrix e isso foi um grande marco, me impressionou e me fez revisitar o projeto com outro olhar.

Teve uma trilha inteira na FOSDEM dedicada ao Matrix

Com isso sabemos inclusive que é possível utilizá-lo para eventos online

Espero que a gente consiga usar aproveitar esse projeto na Bolha, da forma como ele merece ;)


Gostou do nosso conteúdo?

Temos muito mais para compartilhar!

Conheça nossos serviços no fediverso:

Temos também chat e vídeo!

Ferramentas de tradução

Frontend para plataformas de vídeo

Editores de texto

Temos também nosso hackspace

E se quiser, pode seguir nosso founder!

Ver o status de nossas ferramentas

E se quiser nos ajudar, existem essas formas

Nos vemos no fediverso!

[s]